Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Caso Toureiro: veja diálogos exclusivos de Janes Castro com a mãe antes de ser assassinado

As conversas trazem à tona uma relação familiar conturbada, que envolve dívidas milionárias de Janes.

O GP1 revela, com exclusividade, nesta segunda-feira (19), trechos das últimas conversas do empresário e advogado, Janes Cavalcante Castro, assassinado em 18 de setembro de 2020, que trazem à tona detalhes importantes de uma relação familiar conturbada, que envolve dívidas milionárias de Janes com reflexos importantes no patrimônio do Grupo Toureiro, que controla, entre vários negócios, a poderosa Toureiro Farma.

As informações trazidas pela Coluna se revelam cruciais na trama envolvendo a morte de Janes Cavalcante Castro, que completou mais de 2 anos sem que nenhum dos envolvidos no crime tenham sido julgados e, sequer, o mandante tenha sido revelado pela Polícia Civil do Piauí.

Foto: Reprodução/WhatsAppJanes Cavalcante de Castro
Janes Cavalcante de Castro

O GP1 expõe trechos de diálogos entre Janes Castro e a mãe, Maria Adelaide Cavalcante de Castro, que mostram, sobretudo, a dificuldade financeira da vítima, que era proprietária da Imobiliária J. Castro, e não estava conseguindo honrar seus compromissos, especialmente, de um loteamento residencial em Parnaíba.

Os trechos das conversas ocorreram de 2016 a 2020.

Valdeci Cavalcante

Para tentar se livrar das dívidas que se acumulavam ao longo dos anos, Janes Castro via na mãe o seu porto seguro, a pessoa que o ajudava, ora pagando contas de Janes, emprestando dinheiro, ora apresentando soluções, como a venda de um terreno da família, que tem como patriarca Raimundo Florindo de Castro.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 20/08/2016

Janes, conversei com Raimundo, ele falou que é para você colocar o preço mais alto, no terreno, para poder negociar, até porque vai ter muita despesa, mas quando aparecer o comprador a gente se ajeita. Escute e aprenda com seu pai! Ele também sabe fazer bons negócios. Ele é sábio, mas ele quer vender o terreno para lhe ajudar. Agora vá, fale com Gessier [contador da família] para organizar logo a papelada urgente, enquanto ele [Raimundo Florindo] está liberando para vender!

JANES 20/08/2016

No mercado imobiliário as coisas não funcionam assim mamãe. Se você quer vender um imóvel no preço, aumenta ele no máximo em 10%, que é a margem da negociação. Se eu colocar 5 milhões no site de propaganda, não vai despertar interesse de ninguém.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 21/08/2016

Coloque 4 [milhões], que lhe dou mais. E podemos dar desconto. O terreno é estrela! Local etc. lutamos muito para tê-lo, cuidamos, e agora, se Deus quiser, vai lhe ajudar. Dê valor e saiba agilizar.

Nesse trecho da conversa, a mãe de Janes pede para que ele consulte seu tio, Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomercio no Piauí, sobre a possibilidade de Valdeci comprar o terreno em questão pelo valor de R$ 4 milhões.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 24/08/2016

Janes, consulte por cima, se Valdeci não quer comprar o terreno por 4 [milhões]. Tira o dele e paga o restante. Amanhã cedo agilize com Gessie os documentos do terreno, regularize o que estiver pendente.

JANES 24/08/2016

Ok. Muito obrigado.

Mãe revela preocupação com a imagem de Janes perante seus funcionários

Novos diálogos entre dona Adelaide e Janes Castro revelam um novo momento na condição financeira de Janes Castro. Nas conversas, que transcorreram em meados de janeiro de 2018, apesar de Jane dizer que estava se recuperando, a mãe, dona Adelaide, ressalta que os próprios funcionários da Imobiliária J. Castro comentam sobre os problemas da empresa.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 19/01/2018

Olhe filho, seus próprios funcionários andam falando em casa dos problemas da empresa, de salários atrasados, etc. difama e a empresa, que já não tem credibilidade, e ajuda derrubar dizendo que está de mal a pior. Aí as pessoas se afastam mais. Dê um freio aí e diminua esse pessoal azulado. Olhe e observe as cosas. Os difamadores estão aí! 

JANES 19/01/2018

Mamãe, muito obrigado mais uma vez pela ajuda, mas não precisa se preocupar. Estamos melhorando, pois saímos da condição de quebrado para aperreado, mas também quero sair dessa última condição logo, logo. Quanto à minha saúde, também não se preocupe, pois é só enxaqueca que já tive outras vezes antes desse meu problema.

Janes Castro passa a trabalhar no escritório da empresa do Grupo Toureiro

Em fevereiro de 2018, Janes Castro passou a atuar no escritório da Farmácia Toureiro, depois de ser orientado por uma de suas irmãs. Ela era uma das quatro irmãs que apoiava a participação do filho mais velho nos negócios da família que foi controlado por Gerardo Ponte Cavalcante Neto.

Em um dos diálogos que o GP1 obteve acesso, Janes relata que está trabalhando diretamente no escritório da Farmácia Toureiro, onde permanece por cerca de 3 horas e meia.

JANES 01/03/2018

Bom dia mamãe. Estou trabalhando na farmácia desde o dia 05.02.18, indo para lá às 17h e saindo entre 19h e 19:30h. Estou fechando o caixa e aprendendo outros serviços lá. O horário é pouco, mas tem muito serviço aqui no meu escritório, pois, além dos aluguéis e condomínios, tenho muitas ações de cobrança para receber e também para me defender. O Quixaba [advogado] ajuda, mas tudo tem que passar por mim, porque ele ainda está aprendendo. Veja aí qual seria meu salário e pode depositar na seguinte conta: Pro Solvendo Recuperação de Ativos, BB 023x, c/c 38445-3.

No mesmo ano, já no mês de outubro, quando Janes já estava participando da administração da Toureiro Farma, ele continuou a procurar a mãe. Em um áudio, ele pede mais ajuda financeira por conta do loteamento que estava construindo, mas não estava conseguindo honrar o compromisso com seus clientes.

Nesse momento, Dona Adelaide passa a ser mais enérgica, dura, em suas palavras, mas não deixou Janes para trás. Filho mais velho, tinha muita ligação e apreço da mãe.

JANES  24/10/2018

Boa tarde mamãe!

- Ei mamãe, estava precisando de sua ajuda aqui... é que este loteamento que eu estou fazendo aí, ele não é barato tem muita taxa para pagar, arquiteto, várias despesas aí que tem que fazer, não sai barato fazer um loteamento desses e você sabe que a gente está aqui, só apurando mesmo para sustentar a gente e eu estou sem dinheiro para pagar essas taxas de loteamento e se eu não fizer esse loteamento aí, todo aquele meu problema vai voltar, que o pessoal vai começar a me pressionar aqui. Então, eu gostaria que vocês me ajudassem a pagar essas taxas desse loteamento, porque eu tentei fazer isso vendendo aquele lote lá da esquina, tentei fazer isso, mas vocês não deixaram, veja se vocês podem me ajudar a pagar essas taxas. Por exemplo, tem essa daí que tem que pagar urgente para poder sair o alvará do loteamento, esse aí que eu acabei de mandar para o seu WhatsApp. Veja aí o que vocês podem fazer por mim. Muito obrigado.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 26/10/2018

É o valor de 2.430,00? Você tem dinheiro para viajar, que também não é barato, e quer que nós, que também estamos cheios de compromisso, paguemos mais conta para você! Não acha pouco o terreno? Ainda quer que paguemos outros? Fale com seu pai. Vá hoje à noite lá em casa e converse com ele. Fale com ele hoje!! Que está lá sozinho. Eu não posso mais pagar conta de ninguém! Já fiz o que nem podia fazer.

No mesmo dia, já à noite, Dona Adelaide lamenta por Janes não ter falado com o pai e joga a toalha. O relato extenso foi enviado em um áudio no WhatsApp.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 26/10/2018

Janes, boa noite! Você não foi falar com o seu pai, eu tinha afalado com ele que você ia se explicar, para conversar com ele e agora eu quero dizer que eu lhe avisei que no dia que eu te entreguei o último dinheiro que tinha na minha conta, te dei R$ 100.000,00 e depois te dei mais 100 e paguei suas contas no banco. Já fiz tudo que eu podia e o que não podia por você. Se uma coisa não dá, passa pra outra, não vá mais contar com o meu dinheiro e nem com o do seu pai não, que você sabe que quando você foi na nossa casa, você sabia que toda vida nós trabalhamos sacrificados, nós quase quebramos, sacrificamos agora de novo para pagar suas contas sem fim, estamos envelhecendo, pagando conta para ti, depois de formado, doutor, pai de família, procura outro meio de vida para você trabalhar, eu não posso mais ajudar com um centavo, seu pai e eu estamos cheio de compromissos, nós temos nossos compromissos, nosso dever, nossas obrigações, se uma coisa não dá procure outra, vá se virar. Eu não mandar um centavo de jeito nenhum, seu pai vai fazer 80 anos e eu dentro dos 70, sofrendo para estar dando dinheiro e você não tem nem essa obediência, não anda fazendo o que eu quero, não anda cuidando de mim, só faz o que você quer, acabou!

Embora, a mãe tenha decretado o fim do socorro financeiro a Janes Castro, Dona Adelaide continuou ajudando o filho mais velho da família no ano seguinte, em 2019, mas deixa claro a insatisfação com a situação vivida pelo filho, que pede socorro à mãe outra vez.

JANES  06/05/2019

Mamãe, já estive duas vezes na loja para lhe falar um assunto e não tive coragem e, por isso, te falo por WhatsApp. Aqui na minha empresa já está melhorando, com novos clientes, entre condomínios, locações, vendas, advocacia e cobranças. Com a ajuda do dinheiro da farmácia dá para sustentar minha família com conforto. Ocorre que tenho um único problema sério a resolver, que são os alugueis atrasados do Espólio do José Oscar, onde estão atrasadas as prestações de contas, as quais nós deveríamos depositar em uma conta judicial. O Beto nunca tinha me pressionado para pagar os atrasados, mas ele agora começou a fazer isso através de seu advogado, pois o Gerardinho, agora com bastante tempo, não faz outra coisa na vida a não ser fuçar neste processo e o Beto está com receio. Preciso pagar, pois, todos as prestações de contas estão atrasadas e ele me deu um prazo até o próximo mês para isso, sob pena de comunicar o juiz do processo, o que trará muitos problemas para mim e minha empresa. O valor é em torno de 160 mil e preciso deste dinheiro emprestado. Estava vendendo um terreno meu na Ilha das Canarias para isso, mas todo comprador, só quer se tiver documento e ainda não terminei sua regularização. Sei que você e o papai já me ajudaram muito e tinha prometido a mim mesmo não os perturbar mais por dinheiro, mas não tenho a quem recorrer. Por favor, veja se é possível vocês me emprestarem esse dinheiro e repassarei tão logo venda o terreno nas Canarias, que vale 200 mil.

"Vivo triste e envergonhada"

Bastante triste com tudo que tem passado com o filho mais velho, Dona Adelaide se diz estar "triste e envergonhada" com as contas "impagáveis" feitas por Janes Castro. Nesse momento do diálogo, a mãe diz ainda estar abalada, frágil e calada.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 08/05/2019

Já morri. Cada pancada dessas, me leva ao fundo do poço. Não aguento mais. Não esperei isso para minha velhice. Vivo triste e envergonhada. Passei a vida lutando, para não pedir e nem passar necessidade, e você trabalhando para fazer conta estrondosa, impagável para pagarmos. Pelo o amor de Deus, eu te peço, vá à igreja pedir luz e sabedoria de Jesus para saber conduzir o seu trabalho com responsabilidade com as coisas alheias. Já vivo temerosa e assustada com seu trabalho. que é só prejuízo. Nunca ganhou nada. Estou sou viva. Com pena de você, do seu pai e de min. Vá rezar. Só pode ser um castigo. Nunca imaginei. Entregue as coisas do Valdeci. Não pague mais nada e recomece com humildade como você começou. Só com o que é nosso. Peça a Deus para lhe orientar. Você não sabe fazer negócio. Tudo que faz só perde. Vá aprender com a vida como seu pai. 160 mil dá para colocar um comércio pequeno de qualquer coisa para você sobreviver. Talvez se não fosse doutor, não teria feito tanta conta para nós pagarmos. Estou abalada. Estou frágil e calada. Sozinha. Venda seu terreno por 100 mil para ver se vende que eu completo.

JANES  08/05/2019

ok mamãe

JANES  14/05/2019

Mamãe, se puder mandar nessa semana eu agradeço. Muito Obrigado

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 15/05/2019

Janes, bom dia! Vou mandar o seu cheque, espero que, não por morte, seja a última vez que você me peça dinheiro para pagar uma conta que eu não fiz, que hoje eu só vivo triste e envergonhada, nunca esperei isso de você, assume responsabilidade e não faça mais nada sem saber o que está fazendo. Você é um rapaz inteligente que foi formado, preparado para você ganhar a vida e nos ajudar, não acabar conosco, seu pai não pode nem saber... que ele passa logo na minha cara, que ele... que tinha mais sonho no terreno dele, que ele sonhou a vida inteira, que você desmanchou, ele lhe deu com amor e a mim pedindo para que você não falasse mais em dinheiro, nem nós pagarmos conta, que seja a última vez que você pede dinheiro, se esse seu negócio não der dinheiro, vá procurar fazer como seu pai, vender mala, frutas, o que for, no mercado, para você ganhar dinheiro, que não posso mais e nem o seu pai andar bancando conta e passando vergonha por dinheiro alheio. Faça essa esmola por amor de Deus, pelo amor que quer seus filhos, já que não quer a mim e ao seu pai. Nunca vi na minha vida tanto furo que tu fez no mundo. Só é conta furacão, nem nós, que começamos a negociar desde a nossa vida, nunca fizemos umas contas tão estrondosas, tão loucas, tão irresponsáveis como essas.

JANES  15/05/2019

Tudo bem mamãe, obrigado por tudo.

Cerca de um mês depois, Dona Adelaide reclama de alguns cheques seus havia sido devolvidos. Os cheques são aqueles alguns dos que ela já havia emprestados ao filho.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 12/06/2019

Janes, veja se você se organiza, tomara que você não esteja agindo com seus clientes como comigo, são 5 cheques meus que voltaram, eu mandei reapresentar e mandei outro aí, além de receber os aluguéis que você não recebe, trinchado desse jeito e de um mês para o outro, eu fico aguardando e na hora que eu coloco, voltam os cheques, tomara que você não esteja fazendo isso com as outras pessoas para eu não passar mais vergonha. Pelo amor de Deus, se organize, vá até onde você pode, não vá fazer o que você não pode não, pelo amor de Deus, eu lhe peço, pelo amor de seus filhos, não me envergonhe mais. Deus te faça feliz.

Dois meses depois, Janes procura a mãe e pede para ficar com o aluguel de R$ 900,00 referente a uma casa que estava desocupada na Avenida São Sebastião.

JANES  17/08/2019

Mamãe, foi alugada aquela casa da Av. São Sebastião que estava desocupada no valor de R$ 900.00. Posso ficar com esse aluguel para mim? Devolvemos aqui a administração de dois condomínios do Tio Valdeci e tivemos uma perda de rendimento.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 17/08/2019

Sim. Por quanto tempo?

JANES  17/08/2019

1 ano

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 17/08/2019

Sim.

Mãe expõe conversa revelando que tio chamou Janes de "ladrão"

No mês de setembro de 2019, Janes cobra a mãe que fale com o pai, Raimundo Florindo, para que seja paga a taxa do alvará do loteamento que ele estava construindo, justamente, o loteamento que estava dando dor de cabeça para Janes.

Em 25 de janeiro de 2020, dona Adelaide encaminhou um arquivo para Janes em que a tia, Rejane Cavalcante, se dirige ao tio de Gerardo, conhecido como Gerardinho, o reprimindo pelo fato de ter chamado Janes de ladrão.

Mensagem enviada de Rejane Cavalcante para Gerardinho, tio de Janes, depois Rejane reencaminha a mensagem para mãe de Janes, que encaminha para Janes Castro 25/01/2020

Gerardinho, pense em você, deixe as outras pessoas de lado, a sua parte tá lá, ninguém vai lhe tomar sua parte e o Janes não merece ser chamado de ladrão e nem a Adelaide merece você chamar o filho dela de ladrão, porque quando eu recebi o aluguel, foi o Janes que me ligou dizendo que a outra loja ele ia dar para você e eu não disse nada, concordei. Quer dizer que a pessoa que lhe ajudou quando você precisou, que a Adelaide assinou um documento autorizando a pagar o aluguel para você, porque você estava precisando, hoje você chama o filho dela de ladrão.

Então Gerardinho peça a Deus para tirar esse ódio do seu coração, peça a Deus para tirar essa inveja que você sente das pessoas. Ninguém quer tomar o que é seu, Deus me abençoou com as outras partes, os outros irmãos meus me deram a sua parte, tá lá, ninguém vai lhe tomar, você tem a mania de chamar os outros de ladrão, você está só se atrasando, igual caranguejo, andando para trás, porque ficar gritando, xingando, julgando as pessoas de ladrão, pessoas que lhe ajudam, você tem que pensar... pedir a Deus que te dê uma orientação, que tire esse ódio do coração, que seja mais manso, mais brando, mais humilde, olhe... você é uma pessoa tão temente a Deus, peça para Deus trabalhar na sua vida, te modificar, para de querem chamar as pessoas de ladra, de ladrão, pois o Janes foi que lhe ajudou descontando porque não era... a imobiliária não é juiz, se você queria o aluguel, você teria que entrar na Justiça contra a minha pessoa e o juiz ia mandar para o Janes descontar, não era para o Janes descontar, ele fez isso por conta própria, entendeu? Para com isso, fique chamando o rapaz de ladrão não, deixe de ser ganancioso, invejoso. Você já tem tantos bens, você já vive tão bem, tem uma filha maravilhosa, abençoada inteligente, carinhosa, bonita, que lhe ama e o que é que você quer mais? Uma pessoa tão abençoada como você com a sua filha, tem uma casa para morar, ganha bem, tem outros bens, pare e pense, peça a Deus, se ajoelhe e peça a Deus modificação na sua vida, pare com isso, não chame seu sobrinho de ladrão não, não chame o filho da sua irmã de ladrão não, isso traz maldição pra você e sua família.

Nessa época, Janes Castro continuava se dividindo entre a Imobiliária J. Castro e o escritório da Toureiro Farma, mas mesmo com todo suporte financeiro dos pais, através da Dona Adelaide, as dívidas não cessavam.

Cobrança da mãe

Em fevereiro de 2020, Janes volta a falar com a mãe sobre a regularização do terreno onde será construído o loteamento. Na ocasião, Janes pede que a mãe confirme se será possível regularizar ou não. Dona Adelaide responde, dizendo para Janes procurar seu pai, para que juntos eles possam visitar o terreno e conversar sobre o assunto.

Em meados de junho do mesmo ano, Dona Adelaide passa a cobrar Janes os pagamentos dos alugueis que ele deveria repassar para ela.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 10/06/2020

Janes, mande meu prestemente de conta dos meus aluguéis nos dias certos. Sem destrinchar e nem passar do mês para o outro. Aluguel se recebe e entrega aos donos. É assim que se trabalha. Pega sua comissão e entrega o que é alheio.

JANES 12/06/2020

Mamãe, a partir de segunda-feira vou fazer o depósito nem sua conta.

ADELAIDE (MÃE DE JANES CASTRO) 09/07/2020

Cansada de ver a situação do filho mais velho em desordem financeira, Dona Adelaide aconselha Janes Castro seguir o exemplo do irmão Gerardo Ponte, que cuida dos negócios do Grupo Toureiro, e conversar com ele para tentar tirar algo positivo do irmão.

Olhe! Siga o exemplo do Gerardo e muito mais! que você é o mais velho. Vista a camisa e a sandália franciscana do seus pais. Lá só tem horário para funcionários rasos. Para os bons e donos, feriado e tudo mais. Não venha com seus detalhes. Vamos juntos. Saiba valorizar e segurar esse espaço que criamos. Essa também é nossa casa! Saiba escutar e combinar tudo com o Gerardo e seus pais que não são fácies. Chegamos aqui! Com essa garra. Não vamos mudar e nem ser mudado. Aproveite essas bençãos de poder no fim da vida de seu pai, você está perto dele. Dê pelo menos carinho e atenção a quem tanto fez e faz por você. Seja mais amigo de seu melhor amigo. Se aproxime o máximo que puder de seu único irmão homem como você, para juntos poder nos ajudar e ajudar as outras. Enterre o egoísmo e a ganância. Porque quando não se enterra ela, ela nos enterra. Como quase te enterrou. Deus e todos nós lhe seguramos. Só queremos e esperamos de você, e de todos os filhos, respeito e gratidão. Com um pouco de carinho, caridade e amizade. Porque graças a Deus tudo nos deu e nunca nos faltará nada. Amem...se aproxime bem, com todos que fazem a equipe. Aprenda com todos eles, principalmente, com seu irmão Gerardo, receba esse conselho e os ponha em prática. Não somos e nem fazemos nada sozinho. O pior sábio, é o que se diz saber tudo. Estou aqui sempre para lhe amar e lhe aconselhar. Se não seguir vai pagar!!!!!

Não quero administrar confusão. Não quero problemas. Preciso ter paz e alegria no coração. Sempre cuido de ajeitar a família pensando no melhor. Mas não é fácil! Passei a vida inteira cuidando, lutando pensando que na velhice poderia ser mais estável e viver em paz. Mas continua pior que antes. Estou sem força. Também não deixe agregados se meter! Peço sua ajuda com o Gerardo. Que com todas as forças faça sempre reinar a paz e o amor na nossa família. Os agregados que sejam tratados em seus devidos lugares. Porque a família o sangue fala com o amor!! Não traga mais problemas e decepções!!! Seja humilde e amigo de todos.

Depoimento do agenciador dos pistoleiros 

Nesta manhã, o delegado responsável pelo caso, Maicon Kaestner, colheu o depoimento de Mario Roberto Bezerra, vulgo Nino, acusado de agenciar os pistoleiros que tiram a vida de Janes Castro. Seu depoimento é considerado fundamental para esclarecer a morte de Janes Cavalcante Castro.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.