Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia

Preconceito racial

*Júlio César Cardoso

Imagem: GP1Clique para ampliarJúlio César Cardoso(Imagem:GP1)Júlio César Cardoso
Vamos falar sério. A geração presente não tem nenhuma dívida com a época da senzala. Existe no Brasil, sim, uma dívida social com todas as camadas pobres, independente da cor da pele. O preconceito racial é um problema universal e está adstrito ao caráter de cada um. Não é através de normas impositivas que se vai equacionar a questão, mas por meio de educação na tenra idade familiar e nas escolas.

Ora, para onde vão os impostos que são arrecadados da sociedade? Deveriam ir principalmente para promover educação pública de alta qualidade capaz de nivelar os cidadãos sem o espectro de sua cor da pele, para que não fosse o negro considerado injustiçado. Ademais, tem que ser cobrado dos governos pela falta de políticas públicas de inserção social de todos os segmentos pobres brasileiros, porque a sociedade já faz a sua obrigação que é pagar impostos.

Não procede dizer que os brancos bem-sucedidos são bafejados pelos privilégios adquiridos. E os negros bem-sucedidos são também objeto dos privilégios conquistados? Por exemplo, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, é por acaso fruto de algum privilégio desfrutado, ou graças ao seu denodado esforço venceu e se posicionou socialmente? Vamos devagar com o andor porque o santo é de barro. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

*Júlio César Cardoso
Bacharel em Direito e servidor federal aposentado

Keywords: joaquim barbosa, julio césar cardoso


Escrito por Opinião em 24/01/2014 às 17h07

Leia mais no blog do(a) Opinião

Avalie:
Média de avaliações:
3 votos
Comente esta reportagem
Comentário
Escreva aqui seu comentário
De onde você é?
Escolha um Estado
Escolha sua Cidade
Quem é você?
Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

Comentários (6)

  • TUCANALHAS NUNCA MAIS!!!, Bagre-PA disse:
    Deixado em 27/01/2014 às 13h57

    O comedor de capim, OU MELHOR o "Jênio", como diria o grande PHA, CEZAR BRIZOLA parece que, após grande e inédito esforço intelectual, entendeu o que eu escrevi. Apesar de deter-me a essência do que o ajuntador racista publicou... O grande intelectual Cezar - tipo FHC que sabe tudo mas nunca realizaou nada - se ateve ao que ele, segundo e somente ele, acredita ser um erro gramatical...rsrs
    Agora vejamos...o único comentário, do sapiente na arte de subtrair o alheio tal qual seus ídolos tucanalhas, foi sobre um erro gramatical.
    Deste modo percebemos que a imbecilidade e pequenez não são exclusivas do ajuntador de palavras mas entre os comentaristas também HÁ.

    TUCANALHAS NUNCA MAIS!!
    PROFESSORES CANALHAS NUNCA MAIS!!
    PROFESSORES RACISTAS NUNCA MAIS!!

  • CEZAR BRIZOLA, Porto Alegre-RS disse:
    Deixado em 27/01/2014 às 11h26

    O guampa torta tal de JOAQUM, bugre xucro de Pracuúba-AP, traz consigo um repertório de mediocridade, característico de mentecaptos petistas. Beócio por natureza, deve ser um beneficiado cotista. De português parvo e primário, não conhece as regras gramaticais e confunde o verbo "haver" (há) com a preposição "a": DAQUI HÁ UNS 100 ANOS POSSAMOS VER UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA!!! Ó cabeça de burro, a frase correta é "daqui a uns 100 anos..."O verbo "Haver" é usado em expressões que indicam tempo já transcorrido (Tudo aconteceu há dez anos). Na indicação de fato futuro, emprega-se a preposição "a" (O lançamento ocorrerá daqui a três semanas), entendeu ó orelhudo de Pracuúba!

  • Luis Carlos Oliveira, Parnaíba-PI disse:
    Deixado em 27/01/2014 às 08h19

    De novo racismo contra Joaquim Barbosa? Sim, de novo. Agora é a vez de José Rainha, Petista declarado e ex-líder de ladrões de terras.

    Por um bom tempo, José Rainha ganhou a vida incentivando atos terroristas e criminosos, baseados em invasão e roubo de terras. Um sujeito que tem isso como seu ganha pão não pode ser nenhuma referência de caráter, mas, em seu mais recente ataque a Joaquim Barbosa, ele realmente se excedeu em termos de desonra e falta de dignidade.

    Segundo a notícia do Terra, José Rainha diz que "Joaquim Barbosa nega sua raça e age como dono de engenho".

    O dia em que o negro entrou na Casa Grande e se encantou com os anéis, ele é tão reacionário quanto o dono de engenho. E o dia em que o negro nega a sua raça, seu sangue e sua história, ele é tão branco como o dono de engenho. O que se está fazendo com o Judiciário é uma vergonha", disse. "Este País mudou de casa grande e senzala? O que ele mudou? Nada. É um dono de engenho!", afirmou.

    A declaração ocorreu após Rainha ter almoçado nesta última quarta-feira com João Paulo, prestes a ir para a prisão, pelos crimes do Mensalão. Ainda na tentativa dele imputar racismo a Joaquim Barbosa, veja mais:

    Para o líder sem-terra, a condenação de João Paulo representa o preconceito que o partido e os movimentos sociais sofrem no País. "Os trabalhadores, negros, miseráveis e sem-terra não têm voz e vez. Aqueles que ocupam cargo que representariam sua classe de origem se negam a ela para defender exatamente os donos de engenho de olhos azuis", disse o líder, que considera o deputado um preso político.

    No texto De Paulo Henrique a Paulo Nogueira é sempre a mesma coisa: manifestações de racismo abominável, agora contra Joaquim Barbosa tratei de mostrar a amoralidade por trás deste jogo da esquerda: atacar seus adversários, fazendo uso de racismo, ao mesmo tempo em que alegam "lutar pelas minorias". Não vou repetir os argumentos daquele texto. Ao invés disso, tratarei de outro aspecto que eu não havia mencionado lá e que é ainda mais abjeto.

    Pelo que se nota do discurso de Rainha, um negro pode ser vítima de racismo se for opositor do PT. Até aqui nada de novo: é o mesmo critério trotskista de Paulo Henrique Amorim e Paulo Nogueira. Rainha é ainda mais acintoso ao dizer que Barbosa "nega a sua raça", pois fica a favor "dos donos de engenho, de olhos azuis", emulando um discurso já utilizado por Lula.

    Os critérios de Rainha são claros:

    Quem ficar contra o PT, se for negro, renega sua raça
    Quem estiver a favor do PT, mesmo sendo racista, está "a favor dos negros"
    Logo, ficar contra o PT é racismo
    Ainda por essa lógica, quem atacar um negro que faz algo que o PT não gosta, com acusações racistas contra essa pessoa, não está sendo racista
    Atacar "brancos de olhos azuis" também não é racismo

    Percebe-se que a mistura de falta de ética com a falta de lógica impera no discurso petralha.

    Finalmente, o maior crime moral de Rainha é desrespeitar a população negra, tratando-os não como indivíduos com desejos e expectativas de acordo com suas personalidades e histórias de vida, mas como coletivos abstratos usados como único propósito da mais suja instância da guerra política.

    Qualquer pessoa de qualquer raça deveria se sentir afrontado com um discurso que diz que "o critério para alguém merecer ser de sua raça é aliar-se ao PT". Não dá para ser mais desrespeito do que isso.

    Rainha basicamente quer dizer que "o negro que não se aliar ao PT não merece ser respeitado". O racismo do ex-líder do MST parece não ter limites.

  • Luis Carlos Oliveira, Parnaíba-PI disse:
    Deixado em 27/01/2014 às 08h13

    Racismo contra Joaquim Barbosa.
    "Eu já suspeitava que o ministro Joaquim ordenaria as prisões na sexta-feira, feriado do Dia da República, como ele fez, ou na próxima quarta-feira, Dia da Consciência Negra", ironizou o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, ao contestar a forma como o presidente do STF conduziu a prisão dos mensaleiros.

    A frase exprime, no topo da elite petista, composta por advogados que receberam milhões sabe-se lá de onde para defender criminosos mensaleiros, o pensamento generalizado entre a militância do PT. As redes sociais escancararam sentimento de racismo velado ou explícito contra Joaquim Barbosa.

    Para a esquerda, Joaquim Barbosa, por ser negro e indicado por Lula, deveria ter ficado ao lado do partido e contra a "elite dominante". Nada mais racista. Nada mais fascista.

  • JOSÉ MARREIROS NUNES, Teresina-PI disse:
    Deixado em 25/01/2014 às 09h53

    Ó! NÃO EXISTE PRECONCEITO RACIAL !

    IDIOTAS, O SER HUMANO NÃO É A SUA UNIDADE FÍSICA !

    O SER HUMANO VERDADEIRO É INVISÍVEL NÃO É O SEU CORPO !

    EU SOU É DEUS... PODE ACRESCENTAR DEPOIS DO EU SOU QUE VOCÊ SERÁ ... INDEPENDE DA COR DA PELE ...

    PRECONCEITO É UMA OPINIÃO SEM JULGAMENTO!

    ASSIM EM TODA A TERRA INSPIRAM-SE AS CRIANÇAS TODAS AS OPINIÕES QUE SE DESEJAM ANTES QUE ELAS AS POSSAM JULGAR.

    DESDE QUE O HOMEM CRIOU UM DEUS SOBRE A TERRA E SOB O SOL EXISTE ESCRAVOS ... E, LÓGICO OS "SENHORES" PATIFES... ESTES SÃO OS USURPADORES ... DETERMINAM A DEPENDÊNCIA... E, DIANTE DA PRECISÃO UM SER HUMANO SE SUBORDINA AO OUTRO... E A ÚNICA CAUSA DA VIOLÊNCIA DE TODAS AS ORDENS É A DEPENDÊNCIA...

    EXISTEM PRECONCEITOS UNIVERSAIS... POR TODA PARTE ENSINA-SE ÀS CRIANÇAS RECONHECER UM DEUS REMUNERADOR E VINGADOR; A RESPEITAR, SEU PAI E SUA MÃE; A CONSIDERAR O ROUBO UM CRIME... ATÉ HOJE TEM "DOUTORES" QUE NÃO SABEM O QUE É EDUCAÇÃO, VÍCIO OU VIRTUDE...

    NÃO É CURIOSO QUE NOSSOS OLHOS NOS ENGANEM SEMPRE, MESMO QUANDO TEMOS A MELHOR VISTA DO MUNDO , E QUE AO CONTRÁRIO NOSSOS OUVIDOS NÃO NOS ENGANEM NUNCA? SE O SEU OUVIDO BEM CONFORMADO OUVIR: - "Sois bela, eu vos amo". estais bem certa de que não vos disseram, PRINCIPALMENTE SE A PESSOA TIVER A COR PRETA... "Odeio-vos, sois feia". Mas, vedes um espelho liso: está demonstrado que vos enganais, é uma superfície muito desigual.

    SENTIMENTO NÃO É MERO PRECONCEITO; É ALGUMA COISA MUITO MAIS FORTE. UMA MÃE NÃO PROTEGE A SEU FILHO PORQUE SE LHE DISSE QUE O DEVE AMAR; ELA O QUER EXTREMAMENTE, MESMO CONTRA SUA VONTADE...

    SEJA DE COR BRANCA OU PRETA... NÃO É ABSOLUTAMENTE POR PRECONCEITO QUE CORREIS EM SOCORRO DE UMA CRIANÇA DESCONHECIDA PRESTES A CAIR NUM PRECIPÍCIO OU A SER DEVORADA POR UMA FERA.

    O VERDADEIRO MAL NÃO É A DESIGUALDADE E TAMPOUCO A IMPUNIDADE E NEM A FALTA DE DINHEIRO... É A DEPENDÊNCIA !

    POUCO IMPORTA CHAMAR-SE TAL IDIOTA SUA ALTEZA, TAL IMBECIL SUA SANTIDADE. DURO PORÉM É POR OBRIGAÇÃO OBEDECER UM "SENHOR" PATIFE...

    DAÍ MINHA SENTENÇA : TODOS OS "RICOS" SÃO LADRÕES, OS "PODEROSOS" SÃO COVARDES E OS "POBRES" SÃO OTÁRIOS...

    NADA HAVER COM A COR DO CORPO DO SER HUMANO!

  • TUCANALHAS NUNCA MAIS!!, Pracuúba-AP disse:
    Deixado em 24/01/2014 às 20h03

    DESSE AJUNTADOR DE PALAVRAS NÃO SE PODERIA ESPERAR ALGO MINIMAMENTE LÓGICO.
    QUE DISCURSO MAIS FURADO...
    OS NEGROS, TBM NO BRASIL, FORAM TÃO EXPLORADOS QUE O QUE SE TEM HJ É A CONSEQUÊNCIA DESTA EXPLORAÇÃO ...OU VC ACHA QUE 90% DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO PAÍS É COMPOSTA DE NEGROS PQ ELES SÃO NATURALIZE MAUS????

    O PERCENTUAL SE DEVE PELO FATO DA OPRESSÃO SOFRIDA!!!

    NADA MAIS JUSTO QUE TENTARMOS EQUACIONAR O MAL QUE FOI FEITO...COTAS PARA NEGROS SÃO UM EXEMPLO DO QUE PODE SER FEITO PARA QUE DAQUI HÁ UNS 100 ANOS POSSAMOS VER UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA!!!

    QUANTO AO ARGUMENTO INFANTIL/IMBECIL DE QUE O BARBOSA CONSEGUIU E PQ OUTROS NÃO?...É IMBECIL O ARGUMENTO POR TENTAR IMPOR A EXCEÇÃO COMO REGRA!!!!
    VÁRIOS JÁ GANHARAM NA MEGA SENA E PQ NÃO TODOS???!!!
    VÁRIOS ANALFAS, LULA/J.CLAUDINO/ CASAS BAHIA / SS/E OUTROS, CONQUISTARAM MUITO...POR ISSO VAMOS DEIXAR QUE TODOS TENHAM ESTE ÊXITO???
    ENTÃO VAMOS PARAR DE EDUCAR/INSTRUIR/MEDICAR/ALIMENTAR OS NOSSOS POIS SE O BARBOSA CONSEGUIU TDS PODEREMOS...

    SANTA IMBECILIDADE!!!

    SERÁ QUE QUANDO VC AJUNTA ESTAS PALAVRAS VC ACHA QUE ALGUÉM, MINIMAMENTE EDUCADO, AO MENOS PENSARÁ SE ESTES ARGUMENTOS TOSCOS TEM ALGUM FIO DE LÓGICA/COGNIÇÃO...

    CARA...JÁ LI MUITA BABOSEIRA SUA...MAS HJ VC CONSEGUIU SE SUPERAR...QUASE UM HITLER DA VIDA...
    CONHEÇO PESSOAS QUE VIVERAM SEM ÁGUA POTÁVEL/ENERGIA ELÉTRICA/ ESCOLA E ETC...E HJ SÃO EMPRESÁRIOS BEM SUCEDIDOS...
    ASSIM , SEGUNDO VC, TDS PODERÍAMOS SER VITORIOSOS MESMO QUE SEM TD ISSO???

    QUANTA CANALHICE!!!!

    TUCANALHAS NUNCA MAIS!!!!
    JOAQUIM

busca no blog

arquivo