Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia

Quem confia no Firmino?

*Clemilton Queiroz

A entrada do Firmino Filho na política já foi uma incongruência. Inexperiente, sem militância política e excessivamente tecnicista, entre tantos políticos que cercavam Chico Gerardo na Prefeitura de Teresina, substituto imediato do prefeito Wall Ferraz - que, diga-se, queria como candidato o João Alberto -, de repente foi alçado como o seu sucessor nas eleições municipais de 1996. Eleito prefeito, assumiu a gestão político-administrativa da Capital que, na seara política, cometeu um rosário de contradições. Tanto que, até outro dia, sem mais nem menos, estava isolado politicamente no ninho tucano, começando tudo de novo com a eleição de vereador de Teresina nas eleições de 2008 e que culminou com o seu mandato de deputado estadual em 2010.

Observando bem a sua trajetória política, em 1998, já querendo ser líder político estadual tramava eleger dois deputados federais tucanos (Ubiraci Carvalho, então secretário de educação do governo Mão Santa, e B. Sá) e exatamente por isso construiu uma coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT). Nessa coxa de retalhos ideológica FHC x Lula elegeu-se para a Câmara Federal no mesmo pleito eleitoral o petista Wellington Dias que, sabiamente, soube aproveitar politicamente o mandato - somado ao vacilo do Firmino que deixou órfão a oposição - para candidatar-se ao Governo do Estado nas eleições de 2002 onde saiu fragorosamente vitorioso ao Palácio de Karnak.
Imagem: ReproduçãoClemilton Queiroz  e sentado ao seu lado o deputado Cícero Magalhães(Imagem:Reprodução)Clemilton Queiroz e sentado ao seu lado o deputado Cícero Magalhães
Nas eleições estaduais de 2002, o prefeito Firmino Filho cometeu uma sucessão de erros e infantilidades políticas. Já em 2001, com a cassação do mandato do governador peemedebista Mão Santa, Firmino Filho, como um rebelde sem causa, virou “cara pintada” e saiu nas ruas de Teresina gritando o bordão “OLIGARQUIA NUNCA MAIS!” referindo-se aos adversários de Mão Santa, capitaneado por Hugo Napoleão. Ainda em 2002, o deputado Wilson Martins, como prócer do PSDB por ser o seu presidente estadual, pretendia lançar-se a candidato ao Governo do Estado e que foi preterido por Firmino Filho que, em entrevista, quando tentava explicar a sua não-candidatura ao governo, disse possuir quatro nomes para a disputa de Governador: B. Sá, João Vicente Claudino, Kleber Eulálio e Marcelo Castro, mas na hora agá abandonou todo mundo e surpreendentemente apresentou o então vereador tucano Fernando Said como vice-governador na chapa encabeçada pelo oligarca (assim classificado pelo Firmino) Hugo Napoleão.

Mas não ficou só nisso, em 2006, os líderes do decadente PFL, hoje DEM (partido político que já mudou de nome quatro vezes e não tem jeito), pensaram que Firmino Filho manteria uma postura política mais previsível e achava que contaria com ele nas eleições majoritárias daquele ano. Ledo engano, Firmino mais uma vez surpreendeu a todos e lançou-se suicidamente candidato a governador do Estado e ainda arrastou consigo para a humilhante derrota o ex-senador Freitas Neto. Em 2010, mais uma vez se precipitou, pois depois de rejeitar o PFL em 1998, de se aliar ao PFL em 2002 e rejeitar novamente o PFL em 2006, foi atrás do DEM (ex-PFL) em 2010 para compor a aliança da candidatura de Sílvio Mendes.
Imagem: Foto: ReproduçãoFirmino Filho(Imagem:Foto: Reprodução)Firmino Filho
Eleito deputado estadual em 2010, inicia o seu mandato se declarando opositor do governador Wilson Martins. A quem no TRE o seu partido denunciou por praticar abusos na eleição. Por isso o seu primeiro ato foi contra o logotipo do governo Wilson Martins por achar que era uma marca pessoal, subliminar, e que o correto seria adotar o brasão do Estado. Em atitude louvável, cria o Promessômetro para fiscalizar o governo Wilson Martins, mas inexplicavelmente o tal Promessômetro deixou de existir. Para piorar as coisas, e em derrocada crise de identidade, o Firmino veta na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa para agradar Wilson Martins o Projeto de Lei que utiliza o brasão do Estado como logomarca de autoria do deputado tucano Marden Menezes que inclusive recebeu a sua orientação, tendo em vista agora seduzir o governador Wilson Martins para apoiar a sua candidatura em 2012. Fica patente que Firmino Filho não tem coerência política e que tem dificuldades de convivência até com os seus correligionários de partido. Assim, é como disse o deputado Fábio Novo: “Firmino se faz de vítima, e deveria fazer um curso de ator dramático”, porque representa muito bem um papel criado na utopia da sua imaginação do que defende os dramas reais do povo piauiense.

*Clemilton Queiroz é membro da Executiva Estadual do PT

Keywords: wilson martins, firmino filho


Escrito por Opinião em 22/12/2011 às 08h37

Leia mais no blog do(a) Opinião

Avalie:
Média de avaliações:
6 votos
Comente esta reportagem
Comentário
Escreva aqui seu comentário
De onde você é?
Escolha um Estado
Escolha sua Cidade
Quem é você?
Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

Comentários (27)

  • Alessandra, Teresina-PI disse:
    Deixado em 13/10/2012 às 16h00

    Quer dizer que ser Petista desqualifica a pessoa ??? eu acho que ter um conceito prévio de alguém por estar filiado há um partido é MUITO GRAVE . Concordo com o escrito, QUEM CONFIA NO FIRMINO ?? Ninguém quis fazer aliança com ele, talvez o motivo seja esse, qual a coerencia ele tem, quando num dia carregou o Mão Santa nos braços contra a "oligarquia" e no outro dia está com eles. Muito INCOERENTE e não passa NENHUMA confianção. VAMOS LARGAR DE PRECONCEITO E ANALISAR FATOS, O QUE A PESSOA ESCREVEU ESTÁ CORRETO, e não é pelo fato de ele ser filiado ao PT QUE VAI DESQUALIFICA-LOS . O PRECONCEITO desqualifica muito mais as pessoas. PENSEM NISSO

  • Deusa Soares, Beneditinos-PI disse:
    Deixado em 25/12/2011 às 18h31

    Quem confia em petista?

  • MARCOS ASSUNÇÃO, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 23h24

    É VERDADE O QUE AFIRMARAM DESSE FIRMINO ELE ME ENGANOU EM 2001. CARREGOU O MÃO SANTA NAS COSTAS DIZENDO: OLIGARQUIA NUNCA MAIS... NO OUTRO DIA ESSE MESMO FIRMINO ESTAVA COM O MAIOR REPRESENTANTE DA OLIGARQUIA, HUGO NAPOLEÃO, DIZENDO OLIGARQUIA EU TE AMO, EU TE ADORO, EU TE QUERO BEM!!!! FICA VERMELHA CARA SEM VERGONHA... FIRMINO O GRANDE ATOR DE SUAS ARMAÇÕES.

  • Amaro Alves de Sousa Silva, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 17h58

    O Clemilton Queiroz que apoiou o senador JVC em 2010, candidato a governador, contra a vontade do PT que apoiava o wilson martins até sofreu ameaças de expulsão do seu partido, parece que não está preocupado com sua eleição em 2012 a prefeito de Amarante. Se em 2008 ficou em terceiro naquela cidade, imagine em 2012, preocupando-se em plantar matérias, quem sabe a mando do próprio JVC para dar sangue ao elamano ferrer. Casa de Ferreiro, Espeto de Pau!

  • JOSÉ MARREIROS NUNES, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 17h19

    Ó! IDIOTA, SE NÃO CONFIAR NO SER HUMANO VAMOS CONFIAR EM QUEM?

  • Sebastião Grojan, Altos-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 16h01

    Clemilton Queiróz????????????? Deve ser alguém muito insignificante, pois nunca ouvi falar.

  • Nilo Cunha e Silva Filho, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 15h52

    Mais um PETISTA idiota vem escrever asneiras, se conformem vcs são incompetentes, gastam o dinheiro público com propagandas mentirosas de realizações de obras nunca construidas.

  • Maria José, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 15h44

    Criatura ridícula você ganhou quanto por esse texto????????? você já fez o que por Teresina??? rapaz é muita falta de coerência desse rapaz´.

  • Lauta honorina, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 13h31

    O povo de Teresina já demonstrou que confia, elegeu Firmino prefeito por duas vezes, depois vereador e agora deputado e se o PT duvida da confiança do povo de Teresina em Firmino espere pra ver ele eleito a Prefeito de Teresina pela 3ª vez.

  • Caio, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 13h27

    Nossa, é por essas e outras que vejo a insignificância do querido Piuaí no cenário nacional. Uma pessoa perder tempo discutindo a legenda ideológica: PT x PSDB. Se bem que, de um Ente Federado que vice de migalhas, FPE etc, é de se espantar que o povo não tenha mais o que fazer a não ser fica bajulando seus partidos. Meu caro Clemilton, você por algum acaso vislumbra algum objetivo, benefício próprio ou coisa do tipo. Quem do povo do Piauí está se importando das idiotices que o Firmino ou seja lá quem for fez em sua trajetória política?? Quero saber o que ele fez de ruim na prefeitura ou em qualquer outro cargo público que ele, ou qualquer um outro, inclusive seu padrinho, tenham tomado assento. Por que simplesmente você não traça um paralelo entre os governos WD no Estado e FF na prefeitura de Teresina em suas respectivas gestões, analisando diversos aspectos que, aí sim, vão nos ajudar a formar opinião sobre essas pessoas. Sei que, neste pretendente a "Estado Democrático de Direito", todos são livres para se expressar, uma vez que está lá no art. 5º, IV, VIII, dentre outros da Carta Magna, e você tem todo o direito de tecer uma crítica destas, no entanto, não vejo escopo algum em uma análise destas, onde a mesma é publicada em portal. Não vejo motivos, a não ser um mero ataque, uma birrinha política das mais infantis. Será que é porque as eleições estão se aproximando e, pasmem, a atual base aliada no "front" da PMT ainda está indefinida, com o seu PT ainda sem tomar uma posição definitiva??? Ou será que já é a antecipação da campanha política para as eluções de 2012, com ataques ao rival, uma vez que, segundo vejo nas ruas, ele continua a ser bem avaliado pela população de Teresina???

  • Fábio Félix, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 12h46

    quem é Clemilton ???? o que ele já fez por Teresina ????

  • eriberto, Picos-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 12h44

    É... Alguem do PT querendo cobrar coerencia... Fica difícil dar credibilidade a um texto desses... Hahahaahaha

  • P N T G Filho, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 12h43

    Simplesmente quase a totalidade do eleitorado, meu caro, confia nele! Anote no "seu caderninho de memórias", se é que vc tem, o que até agora ainda não se viu neste rapaz, digo, em Firmino Filho, e que tornou-se quase comum nos demais, evidentemente com exceções: desonestidadade, desvio de dinheiro público, picaretagem, ingratidão política, preguiça, desrespeito ao eleitor, condutas vedadas, malversação de verbas públicas, corrupção eleitoral, formador de quadrilha, enfim! Você quer mais alguma coisa ou já falei tudo! Se não falei tudo, tenho a mais absoluta certeza, que no fundo do seu coração, você também admira este rapaz: um político exemplar, que Teresina tanto espera de volta no seu comando, cujas qualidades políticas, transcedem e chegam ao ponto de incomodar! Anote, viva e verás!

  • Joao, Tamboril do Piauí-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 11h26

    quem é você Clemilton? TA correndo atras do PTB tbm que nem seu deputado? quer ser Prefeito? Mostre credibilidade meu Sr.! O Firmino tem que sobra! CREDIBILIDADE! e vc? e seu poartido? nem um pingo!

  • ETEVALDO, Valença do Piauí-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 11h25

    CLEMILTOM QUEIROZ SE COLOQUE NA SUA INSIGUINIFICÂNCIA. QUEM É VOCÊ PRA FALAR EM POLÍTICA! O SEU PT FOI UM VERDADEIRO TSUNAMI DE CORRUPÇÃO COMANDADO POR INDIO DIAS/ASSIS CARVALHO LTDA.

  • Thiago Marcus, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 11h22

    Clemilton a politica em si é muito contraditório e na maioria das vezes não é coerente, o seu partido é a prova de que falo, em passado não muito distante enquanto oposição criticava tudo e a todos, bastou chegar ao poder que fez e faz as mesmas práticas que tanto condenava, resumindo o PT ( como um todo) não tem moral pra falar de ninguém!

  • Chico Antonio, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h59

    Essa matéria trata de fatos histórios, e evidencia muito bem a carreira politica do deputado Firmino Filho. As decisões e rumos politicos do Firmino estão gravados na memória do povo. Quem conhece um pouco a postura desse senhor sabe muito bem que ele é impresível. Não tem conduta moral suficiente para governar o estado do Piauí. Trata-se de uma pessoa pretenciosa, orgulhosa, sem escrupulos políticos e sabe usar muito os seus corregiolanários políticos, fazendo-os de otários. Veja a postura nas suas entrevistas, rindo do povo, desdenhando, como se ele fosse a verdade o onipotente, a razão estar sempre com ele. Depois de tentar macular a imagem do governador na campanha quer
    o apoio para as eleições da prefeitura de Teresina. É muita Cara de Pau.

  • Coelho, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h31

    Vixííííííí´... só podia ser do PT e coleguinha do Fabio Novo o Al__ do Cerrado. Só pra lembrar, até maio/2012 sai o julgamento do processo dos 40 amiguinhos do ALIBABÁ....

  • Fábio Nunes, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h30

    Quem é Clemilton Queiroz? Deve ser mais um petista doido para "mamar" na Prefeitura. Senhor, coloque-se à sua insignificãncia.

  • Helio, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h04

    Só podia ser alguém do PT para fazer esse comentário, pede para ele falar da corrupção do partido dele, do Wellington Dias que todo dia sai uma reportagem de corrupção dele.

  • João J. Ayres, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h03

    É certo que, ao longo de sua trajetória política, o dep. Firmino Filho cometeu alguns equívocos enumerados pelo pau-mandado Clemilton. Como também é verdadeiro, que a turma do PT especializou-se mesmo foi na malversação de dinheiro público.

  • FRANCISCO CARLOS, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 10h02

    CLEMILTON E QUEM CONFIA NO PT? VOCÊ E OS DEMAIS QUE VIVEM SUGANDO O DINHEIRO PÚBLICO ATRAVÉS DE ONGS, SINDICATOS, ASSESSORIAS, CONSULTORIAS, ETC. QUEM SÃO VOCÊS DO PT PARA QUESTIONAR A INTEGRIDADE MORAL DE ALGUÉM? VEJA QUANTAS FALCATRUAS O SEU PARTIDO (???) PROTAGONIZOU NOS ÚLTIMOS OITO ANOS, QUANTOS ESCANDALOS, SÓ NO GOVERNO (?) DA "PRESIDENTA" JÁ FORAM 6 DEFENESTRADOS POR "MALFEITOS". VOCÊ COMO MEMBRO DA EXECUTIVA DO PT DEVERIA TER VERGONHA DE ANDAR DUVIDANDO DOS OUTROS, POIS ALÉM DA FALTA DE ISENÇÃO (É PETISTA), TEM O RABO PRESO, VIVE AS CUSTAS DO ERÁRIO PÚBLICO.

  • Arnaldo, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 09h59

    que texto de merda,parei de ler na metade,recalque total

  • Arnaldo, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 09h59

    que texto de merda,parei de ler na metade,recalque total

  • PTralhas, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 09h32

    Na verdade um partido político que tem como companheiros jarder barbalho, sarney, renam calheiros os paes lamdim isso sem falar nos jenuinos e dirceus da vida, jamais aceitaria a política do firmino que embora tenha cometidos alguns deslizes em relação a parceiros políticos, mas tem um carater mais reto que essas ptralhadas, não tem seu nome envolvidos em assaltos as verbas públicas as canhalices destas quadrilhas de ongs e assim vai! é absolutamente normal o firmino ser execrados pelos cuecas, são bem diferentes seus comportamentos!

  • Marcos, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 09h30

    ALÉM DE TER FEITO UMA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO NO SEU SEU GOVERNO, ESSE RAPAZ SÓ FAZ UMA COISA NA VIDA DELE, É PASSAR O DIA TODO INDO PARA AS TVS, RADIOS, PORTAIS E JORNAIS PARA FALAR MAL DA BOA ADM DO SR. ELMANO FERRER , O FIRMINO NA MAIOR CARA DE PAU SE ACHA AINDA O PREFEITO DE TERESINA. TE MANCA RAPAZ. OBS: NÃO VIVO DE POLITICA

  • BIA SPLYTE, Teresina-PI disse:
    Deixado em 22/12/2011 às 09h23

    quem diabo é esse leitão do magalhães pra falar do firmino... está exerecndo o mandanto contra o gosto do povo, assim como esse joão de deus e essa flora... se não fosse esse blocão sujo formado comprando voto a torta e a direita eles ja teriam virado dobradinha... não tem quem tome de firmino... teresina não é interior que o povo é obrigado a votar em candidatos quem não fazem nada em prol da sociedade piauiense.... votam nessas mercadorias obrigado pelo prefeito.

busca no blog

arquivo