Fechar
GP1

Brasil

Gilmar Mendes rebate Rodrigo Pacheco sobre mandatos limitados no STF

"É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada", afirmou o ministro.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu ao posicionamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que defende mandato limitado para os magistrados da Corte Suprema. Em postagem nas redes sociais, nesta terça-feira (03), Gilmar Mendes questionou a investida do senador.

“Agora, ressuscitaram a ideia de mandatos para o Supremo. É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, afirmou o ministro em publicação no X/Twitter.

Por fim, Gilmar Mendes indagou o porquê de propostas “reformistas” estarem sendo direcionadas apenas ao STF.

“A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, colocou o ministro.

Proposta no Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estabelece um mandato de oito anos para os ministros do STF. Rodrigo Pacheco também defende o aumento da idade mínima para ingressar na Corte.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.