Fechar
GP1

Brasil

Ministros do presidente Lula usam voos da FAB para emendar fim de semana

Somadas as viagens de Haddad, Flávio Dino, Nísia Trindade e Luiz Marinho são 82 voos irregulares.

Quatro ministros do presidente Lula usaram as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagens de ida e volta a Brasília, com destino a cidades onde eles mantêm domicílio, às vésperas de fins de semana e feriados.

A informação foi a público por meio do jornal Folha de S.Paulo, na sexta-feira, dia 19 de maio. Somadas, as viagens dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde) e Flávio Dino (Justiça), totalizaram 82.

As alegações para os voos são que os ministros passaram a marcar agendas em suas cidades nos dias de sexta-feira, justificando assim os trajetos nos aviões oficiais. Esses compromissos incluem palestras em universidades, reuniões com políticos aliados, inauguração de obras estaduais, cerimônias de posse de entidades de classe e profissionais, assim como encontros com empresários.

Haddad é o que mais usou aviões da FAB

Ainda conforme a Folha de S.Paulo, o ministro Fernando Haddad é o que mais usou as aeronaves da FAB para viajar de Brasília à São Paulo. Entre janeiro e a primeira semana de maio, foram 23 trajetos.

Segundo o ministério, “considerando que o centro financeiro e econômico de maior importância da América Latina localiza-se em São Paulo, muitos compromissos oficiais são agendados naquela cidade. Vale mencionar que todos os compromissos oficiais, inclusive os agendados fora da capital, constam da agenda pública do ministro”, informou o ministério da Fazenda.

Marinho é o segundo que mais utiliza voos da FAB

O ministro do Trabalho Luiz Marinho viajou 13 vezes nas aeronaves da FAB, entre Brasília e São Paulo, desde janeiro de 2023. Em 24 de março, ele viajou a São Paulo em um avião da FAB, retornando somente na segunda-feira. Em sua agenda, contudo, não consta nenhum evento.

Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, utilizou aviões da FAB pelo menos 11 vezes para viagens entre Brasília e o Rio de Janeiro, em períodos próximos aos fins de semana.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, passou sete fins de semana em São Luís, indo e voltando a Brasília em voos da Aeronáutica.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.