Fechar
GP1

A crise da meia-idade; ou a individuação junguiana


Imagem: DivulgaçãoA crise da meia-idade; ou a individuação junguiana(Imagem:Divulgação)A crise da meia-idade; ou a individuação junguiana

Um dos conceitos mais importantes na teoria junguiana é a individuação, que pode ser entendido como um processo de auto realização e de tomada de autoconsciência. Jung afirma que esse é um processo típico da segunda metade da vida na qual a energia psíquica de cada um se voltaria para o mundo interno, após ter passado a primeira parte da existência canalizando os esforços físicos, cognitivos e emocionais para o mundo externo, na busca da realização material, subsistência e definição de parceiro.

Pois bem, nesse contexto passo a relatar o seguinte caso clínico. Amélia contava pouco mais de 40 anos quando me procurou, informando que se encontrava em plena crise existencial, pois nada mais a interessava. Estava casada há cerca de 20 anos e dedicara sua vida a criar dois filhos, bem como desempenhar suas atividades profissionais no ramo da estética. Sentia, entretanto, um profundo vazio que estava influenciando sobremaneira o seu casamento, bem como a sua profissão, tendo em vista que desde algum tempo ela considerava o seu trabalho fútil e vazio. Como se não bastasse, ela era acometida por medos sem qualquer razão plausível.

Em verdade, Amélia estava passando pelo arquétipo da meia-idade, um período de grande potencial curativo, mas também de grande crise na psique. Somente por meio da integração das sombras de Amélia, ela conseguirá desenvolver a contento o processo de individuação, harmonizando a sua energia interior e exterior.

José Anastácio de Sousa Aguiar
*nomes, sexos e alguns detalhes foram alterados para proteger a identidade dos pacientes.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.