Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Átila planeja se filiar ao PSDB para disputar cadeira de senador


A filiação do deputado federal Átila de Freitas Lira (PSB) ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é dada como certa no meio político. O que ninguém sabia até agora é que seu projeto de eleição é bem mais amplo: uma fonte ligada ao deputado garante que ele trabalha para disputar o Senado da República, lançando um filho para deputado federal ou estadual.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Átila LiraDeputado Átila Lira

Aos 70 anos de idade, Átila Lira vem sendo bem sucedido na política piauiense desde o Governo Dirceu Arcoverde, quando foi nomeado para desempenhar as funções de secretário da Ação Social. No Governo de Lucídio Portella também desempenhou funções importantes e no seguinte, de Hugo Napoleão, foi secretário de Educação do Estado e disputou com sucesso uma cadeira na Câmara Federal.

EXCLUSIVAS

Experiência na Educação

  • Foto: Divulgação/AscomFreitas NetoFreitas Neto

Átila tem uma grande experiência no setor de Educação. Também foi secretário forte de Educação de Freitas Neto e Wilson Martins e se tornou amigo de Paulo Renato, ex-ministro da Educação.

Convocação

Depois de perder a eleição de governador para Mão Santa, em 1994, Átila foi convocado pelo ministro da Educação, Paulo Renato, para dirigir uma importante secretaria do ministério.

Quase ganha a prefeitura

Átila Lira foi o único político originário do PDS que conseguiu ameaçar a liderança de Wall Ferraz em Teresina. Em 1985, quando disputou a prefeitura contra Wall, viveu momentos em que estava na frente das nas pesquisas. No final, perdeu a eleição por apenas 17 mil votos.

Encontro no jornal O Estado

Numa tarde da metade da semana, no gabinete do então diretor-presidente do jornal O Estado, na avenida Centenário, bairro Aeroporto, Helder Feitosa recebeu a visita do então prefeito Freitas Neto e do então secretário Átila Lira.

Tomou um susto

No meio da conversa, presenciada por este repórter e pelo grande jornalista Chico Viana, Helder Feitosa perguntou a Freitas Neto se o Governo tinha candidato a prefeito. Enquanto isso, Átila folheava um livro que retirara da estante que ficava às costas de Helder, Freitas levantou-se e disse: "tem sim, é o Átila". Átila quase derruba o livro e exclamou: "eu......!?"

PMDB forte

O PMDB era muito forte em Teresina quando Átila Lira disputou a prefeitura pela primeira vez. Teve como vice o engenheiro Dirceu Arcoverde Filho, irmão do hoje deputado Júlio Arcoverde.

Na estrada pelo voto

Muita gente pensa, mas político não tem vida tão fácil assim. Para começar têm que fazer um concurso de quatro em quatro anos porque seus empregos dependem de uma renovação de mandato. Quem quiser se manter tem que correr em busca do voto ou perde a eleição e fica sem poder, o que não é muito bom na atividade.

Evaldo no meio do sol

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Evaldo GomesEvaldo Gomes

Na coluna de ontem noticiei que o deputado Fernando Monteiro estava percorrendo as ruas de Porto domingo passado, no aniversário da cidade. Hoje revelo que Evaldo Gomes (PTC) não teve folga no final de semana.

Sul do Estado

Evaldo Gomes foi visto em busca de votos nos municípios de Cristino Castro, Colônia do Gurgueia, Floriano, Picos e Angical. Uma verdadeira maratona.

Lucy vai ser máquina de votos

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e sua esposa Lucy SilveiraFirmino Filho e sua esposa Lucy Silveira

Mulher de Firmino Filho, Lucy Silveira é mesmo candidata a deputada federal pelo PP, Se a eleição fosse hoje poderia sair eleita de Teresina. Será uma verdadeira máquina de votos.

Terá 20 vereadores

Lucy Silveira tem hoje o apoio de pelo menos 14 vereadores de Teresina.Com o passar do tempo, chegará aos 20 tranquilamente, o que a coloca com grandes possibilidades de ser a candidata mais votada da capital.

Levino não sai

O Pastor Levino espera que o prefeito Firmino Filho melhore as suas condições de trabalho na Eturb, empresa que não tem muitos atrativos para quem vive de votos.

Povo esperto

Acreditem: no Piauí tem uns espertos capazes de ensinar a dar "nó em pingo d’água" nos mais espertos de Rio, São Paulo e Brasília. A imaginação da turma chegou ao ponto até de fracionar agências.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.