Cerca de 60% das empresas abertas fecham em cinco anos

Segundo o Sebrae, já existem no país cerca de de 9 milhões de micro e pequenos negócios.

O que preocupa,no entando, é a taxa de mortalidade. De cada dez empresas, seis encerram as atividades após cinco anos.

Abrir o próprio negócio sem se planejar, sem estudar o mercado, prever cenários e sem possuir reserva de capital são fatores que contribuem para a queda.

O descontrole na gestão de estoques e finanças também contribui para a falência de um empreendimento.É preciso fazer capacitações sempre. O Sebrae está aí para isso também, dar uma orientação nesse sentido.

De nada adianta ter uma idéia, colocar em prática, e não fazer a devida divulgação. Existem ferramentas, de pouco ou nenhum custo, que auxiliam na exposição de marcas, produtos e serviçõs.

Poucos usam, mas o cadastro de clientes é uma ótima ferramenta de marketing.

Não espere apenas pelo cliente. Se a boutique está parada, faça vendas ativas. Procure o consumidor. Contrate alguém para visitar o consumidor. Locais não faltam.

Para sair do lugar, a melhor receita é persistência, motivação e não ficar parado. Cruzar os barços, nesse momento, é pedir para ser engolido pelo mercado.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.


Sobre o autor

Ricardo Moura Fé é jornalista. Noticias sobre economia & negócios. Contato: (86) 9976- 6945

busca