Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Ex-policial Hugo Viana vai a júri popular por matar esposa


  • Foto: DivulgaçãoHugo ao lado da esposaHugo ao lado da esposa

O ex-policial militar Hugo Viana Lino, acusado de matar a esposa em Capitão de Campos, com doze tiros, vai a júri popular dia 10 de maio. A decisão foi proferida pelo juiz em 29 de março e publicada no Diário Oficial da Justiça Estadual. Hugo Viana era comandante da PM de Cocal de Telha na época do crime. 

Hugo Viana Lino foi pronunciado para que seja submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, no dia 10 de maio de 2017, por ter assassinado a esposa, Neylivia Oliveira da Costa, com tiros de pistola .40 na noite de 20 de abril de 2014.

Depois de vários recursos, inclusive de desaforamento, para que julgamento acontecesse fora da cidade onde ocorreu o crime, o juiz da Comarca de Capitão de Campos, MM. Sílvio Valois Cruz Júnior desconheceu o pedido de remoção do processo para outra comarca e concluiu que, resta ao acusado Hugo Viana Lino, responder perante o Tribunal do Júri da Comarca de Capitão de Campos, pelo crime homicídio qualificado; considerado hediondo pela Lei Maria da Penha, além de outras agravantes.

O magistrado designou a data de 10/05/2017 às 09 horas para o julgamento de Hugo Viana Lino ao Tribunal Popular do Júri. O Plenário será o do Fórum da cidade de Capitão de Campos PI.

Entenda o caso

Neylivia Oliveira da Costa Viana foi assassinada pelo esposo, o ex-subtenente da Polícia Militar do Piauí, Hugo Viana Lino, que era comandante de GPM em Cocal de Telha-PI. Ela foi morta com doze tiros de pistola, dentro de sua casa, no centro do município de Capitão de Campos (130 km de Teresina), no dia 20 de abril de 2014. Hugo ainda tentou contra a vida do comandante local da PM, João Alcântara Seixas, acertando-o na perna com um tiro coma a mesma arma.

No momento do crime, populares escutaram vários disparos que acertaram a esposa do policial. Ele ainda tentou reagir à prisão, realizando disparos contra o policial João Alcântara, que não se feriu. Logo depois Hugo foi preso. O crime passional que chocou a sociedade piauiense, ainda não foi totalmente solucionado.

À época, Neylane Oliveira, irmã da vítima, deixou claro o sofrimento que a morte de Neylívia causado à família.

“Estamos muito tristes ainda com tudo o que aconteceu e esperamos que as mulheres deixem de ser vítimas dessa violência. Toda a cidade tem prestado muita solidariedade. Mas a nossa ansiedade é que esses processos corram mais rápido, nos perguntamos o porque dessa demora”, disse Neylane Oliveira.

Expulsão 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, determinou a expulsão do subtenente Hugo Viana Lino dos quadros da instituição após ele matar a esposa Neylivia Oliveira da Costa Viana com doze tiros em 2014, além de cometer diversas irregularidades. Atualmente ele está preso no Presídio Militar.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.