Igreja desenvolve ação missionária em comunidades rurais

- atualizado

Imagem: José Bonifácio/GP1VISITA PASTORAL: Fiéis da localidade Campeira assistem à missa celebrada pelo padre José Manoel Águila Martins(Imagem:José Bonifácio/GP1)VISITA PASTORAL: Fiéis da localidade Campeira assistem à missa celebrada pelo padre José Manoel Águila Martins
Partindo do princípio básico de que a Igreja precisa estar onde está o povo que mais necessita de seu apoio, a Diocese de Franca (SP) vem desenvolvendo um trabalho de capacitação em municípios pertencentes à jurisdição do bispado de Bom Jesus do Gurguéia, no sul do Piauí.

Iniciada na Paróquia de Avelino Lopes e, por extensão, em Morro Cabeça no Tempo, a ação missionária foi expandida para Barreiras do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e Cristalândia. “Em 2011 será a vez de Santa Filomena e Gilbués”, diz José Manoel Águila Martins, pároco de Santa Filomena, que capacita pessoas das próprias comunidades rurais nessa atividade de catequese.

“É uma visita pastoral, com a finalidade de catequizar, coisa que não pode ser realizada em uma missa comum. Nós estamos preparando as comunidades, que serão trabalhadas mais intensamente a partir de janeiro do próximo ano, através dos missionários vindos da diocese irmã de Franca”, afirma o sacerdote.
Imagem: José Bonifácio/GP1Capela de São Francisco, no lugar Campeira, onde é celebrada missa na penúltima sexta-feira de cada mês(Imagem:José Bonifácio/GP1)Capela de São Francisco, no lugar Campeira, onde é celebrada missa na penúltima sexta-feira de cada mês
De acordo com o padre José Manoel, o referido projeto de evangelização e catequese foi concebido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e já existe há mais de dez anos, quando dioceses do centro-sul do país adotaram outras do Norte e Nordeste.

A missão de preparação, que tem por finalidade ampliar os espaços da fé e da caridade até os lugares mais remotos, acontece uma vez por mês nas comunidades Fortaleza, Baixão Fechado, Lagoa, Mucuri, Matas, Almécegas, Campeira, Sete Lagoas, Brejo das Meninas e Serra da Fortaleza, todas situadas no município de Santa Filomena, sudoeste piauiense.

Na última sexta-feira (23), a missa foi rezada em duas coletividades distintas e distantes entre si: Almécegas, pela manhã, e Campeira, à tarde, quando católicos estiveram reunidos na Capela de São Francisco e assistiram a mais uma celebração eucarística.

Voltar para a home

Link do texto:

Igreja desenvolve ação missionária em comunidades rurais
http://www.gp1.com.br/colunistas/igreja-desenvolve-acao-missionaria-em-comunidades-rurais-149048.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.

Comentários Ver todos os comentários (0)

Sobre o autor

Blog do José Bonifácio com notícias sobre da região dos cerrados piauienses

busca

Arquivo