Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Ministério Público investiga 'máfia das gratificações' em Pedro II


O Ministério Público Estadual do Piauí abriu um inquérito para investigar denúncias de que funcionários do alto escalão da Prefeitura de Pedro II estariam recebendo gratificações e repassando o montante recebido para o financiamento irregular da campanha eleitoral da prefeita do município, Neuma Café. As denúncias foram feitas nas redes sociais por Pedro Antônio Barroso de Oliveira, ex-servidor do município, que prestou um longo depoimento às autoridades. O caso pode obter repercussão nacional.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeita de Pedro II, Neuma CaféPrefeita de Pedro II, Neuma Café

O esquema, de acordo com a denúncia, foi planejado pela prefeita Neuma Café e é coordenado por Samara Galvão Uchoa, assessora direta da chefe do município, e envolve servidores de confiança que apoiam a reeleição da gestora. Em 10 horas de depoimento colhido pelo promotor de Justiça Avelar Fortes, o ex-funcionário Pedro Antônio dá nomes e detalhes de como acontece o que ele próprio chama de "Máfia das Gratificações". Em sua página pessoal no Facebook, Pedro explicou como era intermediada a transferência do dinheiro público para fortalecer a campanha eleitoral de Neuma no município.

EXCLUSIVAS

Escândalo

A investigação em torno da "Máfia das Gratificações", não tenho a menor dúvida, terá repercussão nacional porque se trata, se verdadeiro, de um esquema muito bem montado.

Original

Arrecadar dinheiro de campanha acrescentando gratificação por cima de gratificação de funcionários de alta confiança me parece sem precedentes no Brasil.

O esquema

Consta que a assessora Samara operacionalizava o recebimento das gratificações pelos funcionários de confiança há alguns meses.

Davi contra Golias

Políticos de Regeneração se declaram impressionados com o crescimento do candidato do atual prefeito, "Seu Dua", frente ao "blocão" montado pelo deputado Fábio Xavier. No começo diziam que "a eleição está definida com tanta gente apoiando o candidato do deputado". Agora a situação é completamente diferente, sendo detectado um crescimento impressionante do candidato do prefeito.

Empatado

O jornalista Pedro Alcântara disse a este seu colega ter informações de que o candidato de "Seu Dua", que está sozinho, "está virando a eleição".

Sem sorte com os padres

Uma alta autoridade do Estado fez o seguinte comentário para um deputado estadual: "não tivemos muita sorte com nossos padres políticos".

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.