Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Políticos acreditam que Firmino prepara candidatura ao Governo


Depois que Firmino Filho deu o "sinal verde" para que sua mulher, Lucy, se filiasse ao PP de Ciro Nogueira, são constantes as análises de políticos nos bastidores. A pergunta é uma só: o que o prefeito de Teresina está pretendendo? Ouvi ontem (01) dois deputados estaduais, dois ex-deputados estaduais e, por telefone, um federal. Todos concordaram em falar desde que este repórter preservasse seus nomes. Dada à palavra, foram unânimes: o prefeito de Teresina prepara uma candidatura ao Governo do Estado.

Para esses políticos, todos experientes e integrantes de três partidos, Firmino Filho percebe que é o momento de sair para sua mais significativa disputa. Iniciou o seu quarto mandato de prefeito, tem um volume impressionante de obras de grande porte para entregar na cidade, pode contar com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, o segundo maior colégio eleitoral do Estado; teria com certeza o apoio do prefeito de Piripiri, hoje governada por Luiz Menezes, pai do presidente do PSDB e "o resto viria por conta da força do PP e do PMDB no interior do Estado".

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino  FilhoFirmino Filho

Na avaliação dos mesmos políticos, Firmino teria grandes chances de obter uma vitória significativa em Teresina porque desta vez caminharia pelas ruas dos bairros pedindo votos para ele mesmo e com um forte argumento: as obras realizadas.

EXCLUSIVAS

Auxiliares desmentem

Conversei a seguir com dois auxiliares próximos do prefeito Firmino Filho e eles disseram acreditar que o chefe ficará até o final do seu mandato à frente da Prefeitura de Teresina.

Luiz é solução

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vice-prefeito de Teresina Luiz JúniorVice-prefeito de Teresina Luiz Júnior

Questionados se o vice-prefeito Luiz Júnior seria um entrave, uma vez que para disputar o Governo o prefeito precisa renunciar a dois anos de mandato, os auxiliares responderam que Luiz Júnior merece a confiança de todos.

Robert é candidato para enfrentar o PT

  • Foto: Lucas Dias/GP1Robert Rios Robert Rios

O deputado Robert Rios Magalhães, afirmou nessa quarta-feira (01), que em qualquer hipótese será candidato a um cargo majoritário (senador ou governador) "para enfrentar o PT do governador Wellington Dias". Disse, também, esperar que o seu atual partido, o PDT, deixe a base do Governo, mas se isto não acontecer tem um leque de convites de outras agremiações.

PSDB quer

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Marden MenezesDeputado Marden Menezes

O mais recente convite recebido, segundo revelação do próprio deputado Robert, foi feito pelo deputado estadual Marden Menezes, presidente estadual do PSDB, o partido de Firmino Filho.

Avaliando

"Estou avaliando a situação e me definirei na hora certa, mas espero que o meu partido, o PDT, mude de posição e eu possa permanecer na sigla para ser candidato", disse Robert.

Alguém terá prejuízo

Virá de Picos dentro dos próximos meses o anúncio de candidatura de peso a deputado estadual pelo PT que vai provocar forte reação dentro do próprio partido.

Quem é o idealizador?

Está dentro de um importante colegiado do Piauí o idealizador da candidatura que virá de Picos com chances de concorrer com os mais bem cotados pretendentes do PT.

Ciúmes de Franzé

  • Foto: Lucas Dias/GP1Franzé SilvaFranzé Silva

Nunca uma candidatura a deputado estadual causou tanto ciúmes dentro de um partido quanto a de Franzé Silva, secretário de administração do Estado, a deputado estadual.

Tem tudo

Os mais ciumentos comentam que a "candidatura do Franzé tem tudo", mas advertem, especialmente para jornalistas, que negam se seus nomes forem identificados.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.