Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Professores e prefeito se reúnem em Lagoa de São Francisco


Professores e prefeito se reúnem em assembleia em busca de acordo para atualização de piso em Lagoa de São Francisco-PI.

  • Foto: Celso OliveiraMesa da assembleia com professores e prefeitoMesa da assembleia com professores e prefeito

Pela primeira vez na história dos atrasos no município de Lagoa de São Francisco-PI, o prefeito senta na mesma mesa com professores. A assembleia histórica aconteceu na tarde de segunda-feira (28) , depois de anos de tentativa da categoria na busca de soluções para problemas recorrentes, tanto nas finanças quanto na estrutura do precário sistema educacional municipal.

A história dos atrasos dos servidores, principalmente dos professores já se arrasta desde 2010, quando da gestão do prefeito Zé Pio, passando como patrimônio político para seu sucessor, Veridano Melo.

Na tarde histórica compareceram para assembleia o prefeito acompanhado de assessores jurídico e contábil. Os professores estava na mesa representados pelo sindicato e por membros filiados.

  • Foto: Celso OliveiraProfessores atentos em assembleiaProfessores atentos em assembleia

O objetivo do encontro era encontrar soluções para o problema da atualização dos pisos atrasados de 2016 e 2017. A categoria vê como temerário a aproximação do terceiro ano consecutivo de atraso. A administração bate na tecla que as finanças municipais não suportam a atribuição e não tem como pagar os reajustes.

Na assembleia o prefeito apresentou pela primeira vez ao longo de anos acumulando atrasos, duas possibilidades a longo prazo e médio prazo. A primeira a médio prazo, garantiu está conseguindo a liberação de um empréstimo com aval do governo estadual e que com esse recurso atualizaria todos os débitos e a longo prazo seria compôr com a categoria um comitê para acompanhar o FUNDEB e elaborar o plano de ação com o conhecimento das finanças do fundo, com isso gradativamente estabilizaria débitos e receitas.

Além desses dois pontos, outros também foram debatidos afim de que a categoria possa analisar a possibilidade de fazer ou não o movimento de paralisação previsto para iniciar em breve.

Segundo o prefeito, não tem como pagar os débitos sem a entrada deste dinheiro extras, e assim que o empréstimo for liberado, tanto os pisos serão atualizados imediatamente, quanto o retorno dos professores que tiveram os turnos cortados serão chamados de volta.

  • Foto: Celso OliveiraProfessor questionandoProfessor questionando

Muitas ideias foram dadas pelos professores para que o prefeito cortasse gastos considerados por eles desnecessários, como empenhos diversos, diárias inexplicáveis, professores a mais de 8 anos sem trabalhar, professores a disposição em outros órgãos e cortes em geral de forma legal.

A categoria pediu o prazo para se reunir em assembleia extraordinária, deve acontecer até sábado dia 02/09 para decidir se acata as propostas do gestor, pois já no dia 04 de setembro este comitê estaria na primeira reunião de acertos para a aquisição do empréstimo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.