Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

PSDB e DEM podem apresentar emenda para barrar reeleição em 2018


Uma articulação silenciosa para apresentação de uma emenda à constituição em meados de 2017 para barrar a reeleição de presidente da República e governador já em 2018 estaria acontecendo sob o comando de líderes do PSDB e do DEM, que estariam desconfiados de que o presidente Temer poderia disputar a reeleição se a sua popularidade aumentar e conseguir vencer a crise até o final do próximo ano.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

PSDB e DEM, segundo deputado federal do Piauí que transita com desenvoltura entre os líderes dos dois partidos, estariam desconfiados de que o presidente Temer "pensa em ser candidato à reeleição porque detectou sinais de que sua popularidade vai aumentar e de que pode vencer a crise até o final de 2017".

Michel Temer teria um acordo com PSDB e DEM de não disputar a reeleição em qualquer circunstância, mas "ficaram desconfiados por algum motivo e querem botar um freio legal nas supostas pretensões do presidente da República".

EXCLUSIVAS

Caso a analisar

Filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula não conseguiu se reeleger vereador de São Bernardo do Campo, um dos maiores colégios eleitorais do país.

Votação pífia

Marcos Lula teve apenas 1.504 votos, exatos 2.378 votos menos do que os 3.882 que obteve na eleição de 2012.

Berço do PT

Berço do PT, São Bernardo do Campo com 611 mil eleitores é o quarto maior colégio eleitoral de São Paulo e está na frente de capitais como Teresina, Maceió, Rio Branco, Aracaju e Natal.

Entre os 20 do país

São Bernardo do Campo é o 19º colégio eleitoral do país, segundo levantamento recente do Superior Tribunal Eleitoral e terá segundo turno.

Derrota para reflexão

Na disputa para prefeito em São Bernardo do Campo, o deputado estadual Orlando Morando, do PSDB, maior adversário do PT, obteve 169 mil 310 votos ( 45% ); o candidato do PPS, advogado Alex Manente, 106.726 votos ( 28% ); e o candidato de Lula e do prefeito Marinho, ex-presidente da CUT, conseguiu apenas 22%.

É um tambor

Na análise deste modesto repórter, foi em São Bernardo, sem qualquer sombra de dúvida, o resultado mais amargo que o PT recebeu nas urnas de 2016. Sede do petismo mais puro e da CUT por muito tempo, São Bernardo verá pela primeira vez em muitos anos, um segundo turno sem um candidato do partido.

"O Caçambeiro que derrotou o doutor"

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Evaldo Gomes Evaldo Gomes

Presidente do PTC, o deputado estadual Evaldo Gomes, acompanhou, ontem (17) à tarde, em Teresina, Ronaldo Gomes, prefeito eleito de Luzilândia, que ficou conhecido em todo o Estado como o "Caçambeiro que derrotou o doutor".

Por que Caçambeio?

  • Foto: Lucas Dias/GP1Janainna MarquesJanainna Marques

Vereador de Luzilândia, Ronaldo Gomes ganhou a vida como caçambeiro e passou a ser tratado assim na campanha, consta depois que a deputada Janaina Marques, que reinava absoluta na região há 12 anos, teria dito numa reunião: "vocês acham que o meu marido, que é doutor, vai perder para um caçambeiro...!?"

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.