Fechar
GP1

Revista conta a vida do neurocirurgião Benjamin Pessoa Vale


A revista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia dedicou, na edição de agosto, duas páginas sobre a vida do renomado neurocirurgião Benjamin Pessoa Vale.

A emocionante narrativa mostra a superação dos muitos obstáculos até a formatura em medicina e a transformação das adversidades em oportunidades.

É a historia de alguém que lutou, persistiu e venceu!

  • Foto: Revista Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Médico Benjamin Pessoa ValeMédico Benjamin Pessoa Vale

Confira a matéria na integra:

O conhecimento se multiplica dividindo

Nascido no povoado de Lagoa do Mato, Município de Coelho Neto, no Maranhão, filho de seu João e dona Nega (Maria Viera Vale), Benja, como era chamado por seus 15 irmãos, passou sua infância ajudando a família na agricultura de subsistência.

Até que já “taludo”, por volta dos 12 anos, teve a oportunidade de ir à escola, que ficava na comunidade de Baunilha, distante nove quilômetros de sua casa.

Esse percurso era feito diariamente alternando os períodos do trabalho na lavoura e do conhecimento das letras.

Curioso e sempre buscando o lado bom das coisas, esse menino de péno chão queria aprender e não mediu esforços para transformar as adversidades em oportunidades.

Com a mãe aprendeu a solidariedade, com a o pai a disciplina e, naescola, além da alfabetização, descobriu que existia outro mundo,muito maior do que já conhecia e que era necessário ser conquistado.

Estudou na Baunilha da 1º a 8º série e depois mudou-se para Coelho Neto, onde cursou quatro anos de ginásio.

Nesse período foi office boy na fábrica de papel e depois requisitante de material em uma construtora local.

Aos 21 anos mudou-se para Teresina (Piauí), onde começou a sua lutapara continuar os estudos. Além de estudar era necessário sobreviver.

Matriculado na escola pública no período noturno, de dia trabalhava como ajudante de pedreiro, até que conseguiu um emprego como vendedor de tecido. Completou o 2º grau e iniciou o sonho de ingressar na faculdade.

  • Foto: Revista Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Neurocirurgião Benjamin Pessoa ValeNeurocirurgião Benjamin Pessoa Vale

Fez formação em química e ingressou na universidade pelo Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM). Já lecionando, se preparava incansavelmente para a faculdade de medicina.

Esse desejo de ser médico despertou quando sua mãe adoeceu e ele se encantou pela atitude humana do médico que os atendeu.

Saiu do consultório com o sentimento de que era isso que queria ser na vida. Apesar da rotina puxada, ele não desanimou e cursou seus seis anos de faculdade federal de medicina.

Participou de grupos de estudos com médicos renomados e acompanhou o Dr. Pergentino Lobão Lima, com quem diz que além de aprender a medicina, aprendeu a ser médico.

Após a faculdade se submeteu às provas de neurologia, especialização difícil, com poucas vagas e cujos serviços o discriminavam pela idade.

Mas, nessa altura, a persistência já fazia parte de sua rotina. Galgando passo a passo, entrou no hospital Heliópolis, sob a batuta do Dr. Clemente. Dr. Benjamim foi precursor da Técnica do Intervencionismo no Estado do Piauí. Em um momento histórico, realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica endovascular no crânio.

“Trago na bagagem a consciência humana e a ciência da neurocirurgia convencional e da endovascular para o tratamento das doenças cerebrais. A medicina não é missão, ela é o

meio para se atingir a meta. No contexto da Neurociência ora sou a parte do tudo e em determinado momento sou o todo da parte”, conta.

Firmou-se como neurocirurgião e atualmente é um dos médicos mais respeitados no estado do Piauí, onde reside.

Fundador do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) e presidente da Fundação Reabilitar, desenvolve projetos em diversas áreas da saúde e educação.

É autor de livros como Alma Sertaneja e Abrindo os Olhos Para Enxergar o Mundo.

Recentemente, sua história foi documentada e será exibida em um projeto de educação no sertão, em janeiro de 2018.

De sorriso gentil e fala calma, esse homem espalha novas sementes, seja na medicina ou na comunidade em que convive. Empreendedor social, trabalha duro para diminuir a distância dos que ficaram para trás.

Permanece em constante movimento, vencendo os limites, construindo acessos, salvando vidas e gerando possibilidades.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.