Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Wellington terá conversa com Themístocles sobre cargos para o PMDB​


Consciente de que fortes setores do Partido dos Trabalhadores rejeitam a ideia de conceder cargos importantes para o PMDB no Governo, o governador Wellington Dias vai se encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, para tratar do assunto, provavelmente neste final de semana, segundo informação de um deputado estadual que acompanha de perto as negociações. A princípio seriam destinadas aos pemedebistas as secretarias de Justiça, Saúde e de Desenvolvimento Rural.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles Filho e Wellington DiasThemistocles Filho e Wellington Dias

Nas últimas horas o governador teve conversas preliminares com deputados sobre a aprovação da criação da Fundação de Previdência do Piauí, cuja tramitação foi dificultada na última quarta-feira (26), quando o plenário foi esvaziado numa manobra regimental para não dar quórum para apreciação do projeto de lei.

EXCLUSIVAS

Furiosos

Existem petistas furiosos com a iminência de o PMDB assumir importantes secretarias do Governo Wellington Dias, mas o governador está decidido porque sabe da importância de manter o partido como aliado.

É o cara

Os deputados estaduais do PMDB confirmaram as credenciais de Themístocles Filho para negociar com o governador sobre a ocupação do partido na administração.

Muitos espaços

Liderados por Themístocles Filho os deputados do PMDB executaram uma estratégia que vai permitir ao partido a ocupação de vários cargos importantes no Estado e na Prefeitura de Teresina.

Posição estratégica

Na política municipal, Themístocles Filho emplacou um caego altamente estratégico para o futuro político do Piauí: o de vice-prefeito de Teresina.

Perspectiva de poder

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Qualquer movimento de Firmino Filho, eleito para o quarto mandato de prefeito de Teresina, na direção de uma candidatura ao Governo ou ao Senado da República, o PMDB assume o controle da capital.

Força e poder

Uma vez assumindo a Prefeitura de Teresina, o que aconteceria em abril de 2018, o PMDB, eventualmente aliado com outros importantes gestores, teria uma plataforma perfeita para levantar voo maior.

Janaína pode perder secretaria

  • Foto: Lucas Dias/GP1Janaína MarquesJanaína Marques

Com o PTB esvaziado pelas saídas de João Vicente Claudino, Elmano Férrer, Fábio Abreu, Nerinho e outras forças políticas, comenta-se nos bastidores políticos que a deputada Janaína Marques não teria mais força política para manter sob seu controle a Secretaria de Infraestrutura do Estado.

Derrota acachapante

Para completar, a deputada Janaína Marques (PTB), perdeu sua principal prefeitura, a de Luzilândia. Perdeu também Matias Olímpio, Madeiro e Amarante, saindo eleitoralmente enfraquecida do último pleito.

WD e WM conversam

  • Foto: Nayrana Meireles/GP1Wilson MartinsWilson Martins

Entre deputados estaduais existem alguns que acreditam que Wellington Dias tem mantido conversas há algum tempo com o ex-governador Wilson Martins.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.