O Ministério da Saúde enviou mais 13,3 mil doses da vacina Coronavac para o Piauí nessa sexta-feira (07) para que seja destinado apenas a aplicação de segunda dose. Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu quase 1 milhão de doses de vacinas e mais de 720 mil já foram aplicadas até o momento.
Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que todas as unidades federativas recebam os imunizantes. No total, a pasta está distribuindo quase 1 milhão de doses da vacina do Butantan para completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas em todo o país.
Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, estados e DF poderão utilizar o quantitativo para conclusão dos esquemas incompletos ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários.
A estratégia de distribuição de vacinas covid-19 é revisada semanalmente em reuniões que envolvem o Governo Federal, governos estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina do Butantan, o intervalo entre as doses é de quatro semanas.
O Ministério da Saúde pede para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.
Ver todos os comentários | 0 |