Fechar
GP1

Esportes

Fifa abre processo disciplinar contra CBF e AFA após briga no Maracanã

A briga entre policiais militares e torcedores na última terça-feira, atrasou o confronto em 30 minutos.

O Comitê de Disciplina da Fifa abriu uma investigação para apurar os atos de violência no jogo entre Brasil e Argentina, na última terça-feira (21), pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

Na derrota brasileira por 1 a 0 diante dos argentinos houve um atraso de 30 minutos devido a pancadaria entre policiais militares e torcedores argentinos que estavam no setor Sul do Maracanã, atrás de um dos gols.

A Fifa abriu um processo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enquadrada no artigo 17 do Código Disciplinar da entidade (ordem e segurança nas partidas). A Associação de Futebol da Argentina (AFA), por sua vez, foi enquadrada no artigo 14.5 (atraso no início do jogo) e no artigo 17.2 (perturbação de torcida).

A confusão no Maracanã aconteceu quando torcedores brasileiros e argentinos começaram a se desentender nas arquibancadas. Com a venda de ingressos sem distinção, a CBF permitiu que a torcida estivesse mista, apenas duas semanas após as brigas vistas na final da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, no mesmo Maracanã, mas do lado de fora.

Foto: Reprodução/ Redes SociaisBriga entre torcedores de Brasil e Argentina
Briga entre torcedores de Brasil e Argentina

Não há no regulamento da Fifa um prazo específico para que uma decisão seja tomada e não há também punições específicas para cada infração, que acontece de acordo com a decisão do Comitê.

As punições podem ser multas, disputa de partidas sem público, ou com público limitado, proibição de mandar jogos em estádios pré-determinados pelo Comitê, obrigação de atuar em campo neutro ou até mesmo dedução de pontos e expulsão de competições.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.