Fechar
GP1

Esportes

Justiça Europeia toma decisão que define futuro da Superliga

Segundo a justiça, a UEFA e FIFA não podem interferir na criação de uma competição privada.

O Tribunal de Justiça da União Europeia tomou uma decisão em relação a Superliga Europeia nesta quinta-feira (21), que deve fazer com que a criação do torneio possa avançar sem interferências da UEFA e da FIFA. Segundo a entidade superior, as duas federações não podem interferir na criação de uma competição privada.

A decisão do Tribunal de Justiça ainda apontou um abuso de poder por parte das entidades que gerem o futebol quando se opuseram a criação da Superliga. Na ocasião, a UEFA e a FIFA afirmaram que caso o projeto privado fosse adiante, os clubes que estivessem envolvidos seriam proibidos de atuar em competições geridas pela UEFA e FIFA.

Por conta desta declaração, a Justiça Europeia ainda declarou que as federações não poderiam impedir a criação de uma liga concorrente apenas por serem a posição dominante, considerando ilegal as sanções e declarações da UEFA e FIFA contra os times participantes da Superliga.

O que é a Superliga

O projeto da Superliga iniciou em abril de 2021, com 12 clubes fundadores (Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Real Madrid e Tottenham), onde eles tentaram criar um liga fechada. Após as críticas e ameaças da UEFA e FIFA nove clubes se retiraram e apenas Real Madrid e Barcelona ficaram no projeto.

O projeto ainda contaria com mais 3 times convidados de acordo com um ranking de rendimento. Porém, a Superliga foi vista como uma substituta da Liga dos Campeões e de privilegiar clubes com poder financeiro. Após 48 horas de seu anúncio, a competição começou a ruir e os planos de dar continuidade ao projeto foram suspensos. Agora, com a decisão da justiça, é provável que o novo torneio dê continuidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.