Fechar
GP1

Esportes

Fifa demonstra insatisfação com interferência no comando da CBF

Em carta, a entidade disse os assuntos da federação devem ser geridas de forma independente.

A Fifa demonstrou insatisfação com a interferência no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesse domingo (24), através de carta enviada ao secretário-geral da entidade, Alcindo Reis Rocha. No documento, a Fifa afirmou que os assuntos das federações de futebol devem ser geridos de forma independente.

Ainda na carta enviada, a Fifa relembrou que caso as eleições, definidas pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, sejam realizadas por terceiros e não de forma independente como exige o estatuto, a associação, no caso a CBF, pode sofrer sanções que estão previstas nos Estatutos da Fifa, incluindo suspensão.

"Com base nas informações que nos foram fornecidas até agora, parece que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o senhor José Perdiz de Jesus, na qualidade de interveniente, insiste na manutenção eleições no prazo de 30 dias úteis e também solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a nomeação um Conselho de Administração interino da CBF para administrar seus negócios. Neste contexto, gostaríamos novamente de enfatizar que de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 do Estatutos da Fifa, as associações membros devem gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de qualquer tipo de terceiros. Qualquer violação de tal obrigação pode levar a sanções conforme previsto nos Estatutos da Fifa, incluindo suspensão”, escreveu a Fifa na carta.

Ainda no documento, a entidade máxima do futebol mundial ainda reiterou a sua visita ao Brasil no início de 2024, para analisar o caso da entidade. A Fifa também afirmou que em caso de suspensão, os clubes brasileiros e a seleção estariam impossibilitados de competir em qualquer competição internacional de futebol.

“Conforme informado anteriormente à CBF, Fifa e Conmebol enviarão missão conjunta ao Brasil na semana de 8 de janeiro de 2024 para se reunir com as respectivas partes interessadas para examinar a atual situação e trabalhar em conjunto para encontrar uma solução para a situação atual. Fifa e Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, até que tal missão seja realizada, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo qualquer eleição ou convocação de eleição, será tomada. Caso isto não seja respeitado, a Fifa não terá outra opção senão submeter o assunto ao seu órgão de decisão relevante para consideração e decisão, que também pode incluir uma suspensão. Gostaríamos também de sublinhar que caso a CBF seja eventualmente suspensa pelo órgão relevante da Fifa, perderia todos os seus direitos de membro com efeito imediato e até que a suspensão seja levantada pela Fifa. Isso também significaria que as equipes representativas e clubes ligados à CBF não teriam mais o direito de participar de qualquer competição internacional”, declarou a Fifa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.