Fechar
GP1

Esportes

Polícia Federal vai investigar manipulação de resultados no futebol

A CBF disse que tem interesse direto na apuração e punição de eventuais envolvidos nesse tipo de crime.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pediu que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a manipulação de resultados em competições esportivas no Brasil. A medida foi tomada, nesta quarta-feira (10), após a divulgação de que atletas de clubes das principais divisões do futebol brasileiro estariam sendo considerados suspeitos de colaborar com quadrilhas envolvidas com sites de apostas.

Flávio Dino afirmou agir diante de indícios de manipulação de resultados com repercussão interestadual e até internacional. “Estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, disse o ministro na sua página de Twitter.

O ministro tomou conhecimento, informalmente, após a Polícia Civil e o Ministério Público de diversas unidades da federação instaurar investigações para a apurar a possível prática de manipulação de resultados no futebol, dentre as quais a “Operação Penalidade Máxima”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização de campeonatos nacionais e administração do futebol brasileiro, garantiu que tem interesse direto na apuração e punição de eventuais envolvidos nesse tipo de crime. “É interesse direto da Constituição Federal que a Polícia Federal apure infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, muito embora alguns dos crimes possivelmente praticados em decorrência da manipulação de resultados seja de competência estadual”, diz um ofício enviado pela CBF ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A CBF também se colocou à disposição para fornecer o que for do interesse público para que as investigações cheguem a um bom termo, comprometendo-se a fornecer todos os documentos e informações que a autoridade entender pertinente.

Com informações do repórter Pedro Oliveira

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.