Fechar
GP1

Esportes

Técnico da seleção da Zâmbia é investigado por abuso sexual

O caso já está sendo investigado desde setembro de 2022, quando denúncias sobre o caso vieram à tona.

O treinador da seleção feminina de Zâmbia, Bruce Mwape, está sendo investigado por abuso sexual. O caso ganhou repercussão, após reportagem feita pelo jornal The Guardian, onde afirmava que o técnico da equipe coagia as atletas a terem relações sexuais com ele para continuar atuando pela equipe.

O caso já está sendo investigado desde setembro de 2022, quando alegações e denúncias de abuso sexual dentro do futebol feminino de Zâmbia estouraram e a Associação de Futebol local começou a abrir investigações. Apesar disso, Bruce Mwape continua no cargo de treinador da seleção.

Foto: Reprodução/TwitterBruce Mwape é investigado por dormir com jogadoras
Bruce Mwape é investigado por dormir com jogadoras

A reportagem feita pelo The Guardian trouxe depoimento anônimo de uma jogadora, a qual afirmava que as atletas eram obrigadas a dizer sim, caso Mwape quisesse dormir com elas. “Se ele quer dormir com alguém, você tem que dizer sim. É normal que o treinador durma com as jogadoras de nossa equipe”, relatou a atleta.

Ainda segundo o jornal, a FIFA está ciente do caso, mas prefere não se manifestar sobre o assunto. Além do técnico da seleção principal, o treinador da seleção sub-17, Kaluba Kangwa, também está sendo investigado.

Por ter conseguido a classificação histórica para a Copa do Mundo feminina deste ano, a classificação para a Olimpíada de Tóquio e o terceiro lugar na Copa Africana, a federação de futebol da Zâmbia prefere manter Mwape no comando da seleção, por conta dos bons resultados dentro de campo.

Segundo o presidente da federação, Andrew Kamanga, o caso já teria sido encaminhado para o órgão competente da FIFA. A Zâmbia tem estreia marcada na Copa do Mundo para o dia 22 de julho, diante do Japão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.