Fechar
GP1

Mundo

Suprema Corte de Colorado proíbe Donald Trump de disputar presidência

A Suprema Corte do estado alegou que Trump instigou a invasão ao Capitólio, em 06 de janeiro de 2021.

A Suprema Corte do Colorado decidiu, na noite dessa terça-feira (19), que Donald Trump está inelegível para concorrer às eleições no estado, no pleito de 2024, para o cargo de presidente. A decisão aplica-se apenas às primárias republicanas do estado, que ocorrerá no dia 05 de março do próximo ano, mas pode afetar sua campanha nas gerais, em 05 de novembro.

A corte estadual acatou o argumento de que Trump está desqualificado para o pleito por insurreição, devido a sua participação em instigar a invasão ao Capitólio, sede do Legislativo americano, em 06 de janeiro de 2021. O ataque é considerado um dos mais graves à democracia estadunidense.

Foto: Reprodução/Google Street ViewCapitólio, nos EUA
Capitólio, nos EUA

Por ora, a decisão é válida apenas no estado de Colorado, mas pode ser acatada pela Suprema Corte dos Estados Unidos da América. Se isso acontecer, teria força para alterar os rumos da eleição presidencial em 2024.

A maioria do tribunal considera que o presidente Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente nos termos da Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos", decidiu o tribunal.

Resposta de Trump

Os advogados de Trump se manifestaram no sentido de que recorreriam imediatamente ao Supremo Tribunal Federal dos EUA.

“A Suprema Corte do Colorado emitiu uma decisão completamente errada esta noite e iremos rapidamente apresentar um recurso à Suprema Corte dos Estados Unidos e um pedido simultâneo para a suspensão desta decisão profundamente antidemocrática”, disse o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, em comunicado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.