Fechar
GP1

Saúde

130 profissionais do Mais Médicos encerram atividades no Piauí

O Programa Mais Médico está em atuação no Piauí há cerca de três anos.

Divulgação/Ascom 1 / 4 Programa Mais Médico no Piauí Programa Mais Médico no Piauí
Divulgação/Ascom 2 / 4 Programa Mais Médico no Piauí Programa Mais Médico no Piauí
Divulgação/Ascom 3 / 4 Programa Mais Médico no Piauí Programa Mais Médico no Piauí
Divulgação/Ascom 4 / 4 Programa Mais Médico no Piauí Programa Mais Médico no Piauí

130 profissionais cooperados do Programa Mais Médicos estão encerrando as atividades no Piauí nos próximos dias. Em virtude do encerramento, o governador Wellington Dias e o secretário de saúde, Francisco Costa, os homenagearão em solenidade que acontecerá nesta segunda-feira (24), no Palácio de Karnak.

O Programa Mais Médico está em atuação no Piauí há cerca de três anos. No Estado estão cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana. A solenidade, segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), é um agradecimento pelos resultados alcançados na saúde primária pelos profissionais, durante missão em 78 municípios no Piauí.

O município de Esperantina, no Sul do Piauí, conta com dez médicos cubanos, sendo que seis deles concluem as atividades no município até janeiro de 2017. Atuando na cidade desde 2014, o médico cubano, Juan Carlos Fernandez, relatou que esta é uma experiência enriquecedora.

“Lá em Cuba nós formamos um sistema que prioriza a atenção primária, que é a prevenção e a promoção da saúde. Aqui tem muitas doenças que não temos lá e esse contato com a população enriquece a minha profissão, já que não é a mesma coisa que vemos nos livros”, disse.

Sobre a hospitalidade, Juan Carlos complementa: “as pessoas daqui são muito simples, generosas e com elas pude ver o resultado do trabalho, pois elas seguem as orientações de saúde que passamos, e o que podemos oferecer com isso é a seguridade, que a população terá um médico todo tempo aqui”.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, criado em 2013, é uma ação do Governo Federal, com apoio de Estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Além disso, busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.