Fechar
GP1

Piauí

Ação da Seduc e Controladoria reduz gastos com energia

O controlador do Estado, Nuno Kauê Bezerra, que atua diretamente junto à Seduc, informou que a maior parte da energia utilizada pela Secretaria é adquiria por demanda.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um programa de redução das despesas com energia elétrica, por meio da Controladoria Geral do Estado em acordo com a Eletrobras/Piauí. A economia poderá chegar a 40% em algumas escolas.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rejane Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rejane Dias

O controlador do Estado, Nuno Kauê Bezerra, que atua diretamente junto à Seduc, informou que a maior parte da energia utilizada pela Secretaria é adquiria por demanda, ou seja, é pago um valor mensal contratado previamente com base na previsão de gastos. “O problema é que, em muitas escolas e outras unidades da Secretaria, a compra está muito acima do que é utilizado. Dessa forma, iniciamos um estudo junto a Eletrobras para identificar onde isso ocorre e reduzir o valor da compra em demanda”, explicou o controlador.

De início foram encontradas 12 escolas com consumo bem inferior ao contratado. Nesse grupo de escolas era pago o valor mensal de R$ 60 mil e estima-se que após o ajuste com o consumo real o valor possa cair para R$ 40 mil. “Já estamos com um ofício em mãos para a secretária Rejane Dias assinar e encaminharmos para a Eletrobrás fazer os ajustes. Vamos contratar uma demanda mais adequada com o consumo”, completou Nuno.

Ainda este ano, o estudo deve se estender às demais escolas do Estado e unidades administrativas da Seduc. “Estamos buscando reduzir vários tipos de gastos para que os recursos economizados sejam empregados onde são mais necessários, que é a promoção do ensino”, declarou a secretária Rejane Dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.