Fechar
GP1

Política

"Acho que a gente perdeu uma oportunidade", diz Tiago Vasconcelos sobre reforma política

Para o vereador, não houve reforma política, pois não houve mudança nos principais pontos.

O vereador Tiago Vasconcelos (PSB) afirmou ao GP1 que não gostou dos pontos que foram analisados pelos deputados federais para a reforma política. Agora a pauta está sendo analisada no Senado Federal.

Para o vereador, não houve reforma política, pois não houve mudança nos principais pontos. “Acho que a gente perdeu uma oportunidade grande de fazer uma reforma política. Não houve reforma política ao meu ponto de vista. Pequenos avanços em alguns aspectos, mas naturalmente os principais pontos não conseguimos mudar, como a forma de financiamento. Pois é o que provoca a maior parte dos problemas que temos enfrentado, como a corrupção, de crimes eleitorais, e o fortalecimento dos partidos”, disse.

Tiago Vasconcelos disse considerar que a quantidade de partidos é um dos grandes problemas do nosso sistema político.
Imagem: Lucas Dias/GP1Tiago Vasconcelos(Imagem:Lucas Dias/GP1)Tiago Vasconcelos
“Acho que o pluripartidarismo brasileiro prejudica a administração pública. Ele confunde a cabeça do eleitor. É um absurdo o tanto de partidos que nós temos. Não existe defesa clara de bandeiras e ideologias. Serve para fazer negociata em período eleitoral. O cara tem um partido que não tem ninguém, mas tem um partido e vai querer alguma coisa. Então eu acho que o fim das coligações serviria para fortalecer os partidos. Na maioria dos países, não tem mais do que cinco partidos”, afirmou o vereador.

O vereador e presidente do diretório do PSB de Teresina, afirmou ao GP1, que maior fiscalização no sistema eleitoral seria o melhor para o Brasil.

“Eu imaginei e sonhei que teria um reforma nesse sentido, na questão do financiamento, trabalhar regras mais rígidas, limites menores e estabelecer uma fiscalização ainda maior. A questão não é o pós-eleição. É o pré-eleição que a gente não tem trabalhado de forma adequada. Hoje o pós-eleição dá em um terceiro turno, que termina criando uma outra rede de gastos enormes, para se manter no mandato tem que gastar com advogados. Naturalmente a gente deveria ter um sistema mais conciso e enxuto antes do pleito. Acho que os impedimentos deveriam acontecer antes do pleito. Colocando regramentos claros, antes do pleito, evitaria uma série de candidaturas”, finalizou o vereador.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.