Fechar
GP1

Mundo

Acordo do Clima de Paris entra em vigor nesta sexta-feira

Esse é o primeiro acordo que envolve todo o planeta.

Quase um ano após a sua aprovação, em Paris, o primeiro acordo contra as mudanças climáticas que envolve todo o planeta entra oficialmente em vigor nesta sexta-feira (04).

O Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura média mundial "muito abaixo de 2°C", mas "reúne esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C", em relação dos níveis pré-industriais. Além de substituir o Protocolo de Kioto em 2020, esse é o primeiro pacto universal para tentar combater a mudança climática.

  • Foto: Divulgação PoluiçãoPoluição

De acordo com informações do G1, a ONU advertiu nesta quinta-feira (03), que o planeta deve reduzir “de maneira urgente e radical” suas emissões de gases do efeito estufa para evitar uma “tragédia humana”.  "Se não começamos a adotar medidas adicionais a partir de agora, a partir da conferência de Marrakesh, terminaremos chorando ante uma tragédia humana evitável", declarou Erik Solheim, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Na próxima segunda-feira (07), acontece a 22ª Conferência da ONU sobre o Clima, na cidade marroquina de Marrakesh. Um total de 92 países já aprovaram internamente o acordo de Paris.

Veja os principais pontos do Acordo de Paris:

- Países devem trabalhar para que o aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC

- Países ricos devem garantir financiamento de US$ 100 bilhões por ano

- Não há menção à porcentagem de corte de emissão de gases-estufa necessária

- Texto não determina quando emissões precisam parar de subir

- Acordo deve ser revisto a cada 5 anos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.