Fechar
GP1

Piauí

Adolescente vítima de estupro tem complicação pós-cirúrgica e precisa de sangue e plaquetas

O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, gravou um vídeo pedindo que doadores se dirijam ao Hemopi.

Uma das garotas vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí, passou por cirurgia de reconstrução da face na noite de ontem (31), mas teve complicações pós-cirúrgicas. O HUT (Hospital de Urgência de Teresina) pede, em caráter de urgência, a ajuda da população para doação de plaquetas e sangue (de qualquer tipo).  

As doações podem ser feitas por pessoas na sede do Hemopi no centro de Teresina. Os doadores devem indicar a doação para a jovem de iniciais D.R.S, 17 anos.
Imagem: DivulgaçãoGilberto Albuquerque, diretor geral do HUT(Imagem:Divulgação)Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT
O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, gravou um vídeo pedindo que doadores se dirijam ao Hemopi. “Por uma consequência do politraumatismo, umas das garotas teve início a um sangramento das lesões cervicais agora pela manhã, submetida a uma cirurgia com abertura do tórax, onde havia ficado muitos coágulos, e nós precisamos da doação de sangue e de plaquetas imediatamente”, disse. 
 
A doação de plaquetas
 
As plaquetas são produzidas na medula óssea e podem ser armazenadas no baço. Quando um vaso ou órgão é lesado, as plaquetas se prendem ao local formando uma barreira que evita o sangramento. O doador é conectado à máquina de aférese, através de punção venosa. Por centrifugação a máquina separa o sangue e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O procedimento dura aproximadamente 60 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador. A doação é realizada através de equipamentos de alta tecnologia. O sangue do doador circula exclusivamente dentro do circuito descartável, não entrando em contato com o equipamento. É totalmente seguro. Todo o material utilizado na doação de plaquetas é descartável, estéril e individual sendo usado apenas pelo doador. 

Confira abaixo o vídeo


Diretor do HUT pede doação de sangue e plaquetas para adolescente vítima de estupro em Castelo do Piauí

 
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.