Fechar
GP1

Política

Advogado de Nestor Cerveró é preso no Rio de Janeiro

Ele foi localizado pela polícia dos Estados Unidos e concordou em voltar ao Brasil voluntariamente.

Na manhã desta sexta-feira (27), o advogado Edson Ribeiro foi preso no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro. Ribeiro é um dos acusados de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Ele foi localizado pela polícia dos Estados Unidos e concordou em voltar ao Brasil voluntariamente.

Imagem: DivulgaçãoEdson Ribeiro foi preso no Rio de Janeiro (Imagem:Divulgação)Edson Ribeiro foi preso no Rio de Janeiro

Segundo O Globo, o advogado teve a prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da Lava Jato. Edson Ribeiro estava fora do país. A polícia americana ajudou na localização do advogado.


Acusações


Edson Ribeiro é acusado de se juntar com o senador Delcídio do Amaral (PT), para tentar manipular decisões do STF e do Superior Tribunal de Justiça para atrapalhar a operação Lava Jato. Os dois também são acusados de tramar a juga do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Líder do governo no Senado


O senador Delcídio Amaral do Partido dos Trabalhadores (PT), líder do governo no Senado Federal, foi preso na manhã de quarta-feira (25) pela Polícia Federal. Segundo os agentes, o parlamentar foi conduzido à sede da PF em Brasília por estar atrapalhando as investigações da Operação Lava Jato.

Investigações

Os agentes dizem que o senador tentou dificultar a delação premiada de Nestor Cerveró, com receio do ex-diretor entregar uma suposta participação de Delcídio em irregularidades na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
Decisão histórica

Na noite da quarta-feira (25), o Senado Federal decidiu por 59 votos a 13, manter a prisão do senador referendando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O PMDB liberou a bancada.

Mesada

O ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS) ofereceu R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró para ele não fechar acordo de delação premiada ou, se fizesse, não citar o nome dele.

Os valores seriam repassados à família do ex-diretor Nestor Cerveró, por meio de um contrato fictício entre o advogado Edson Ribeiro e o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.