Fechar
GP1

Piauí

Agentes abortam fuga na Casa de Custódia e em Vereda Grande

Foi feita uma vistoria e os agentes encontraram um túnel aberto no pavilhão C da Casa de Custódia.

Agentes penitenciários abortaram, neste domingo (30), uma fuga na Casa de Custódia de Teresina após realização de vistoria. Nesta segunda-feira (31), também foi evitada uma tentativa de fuga na Penitenciária Vereda Grande, em Floriano

Segundo informações do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, foi feita uma vistoria e os agentes encontraram um túnel aberto no pavilhão C da Casa de Custódia.

Os presos aproveitaram a existência de uma caixa coletora de dejetos do esgotamento sanitário, onde eles abriram o túnel na lateral dessa caixa. Os agentes acabaram descobrindo o túnel e evitaram a fuga. 

Segundo a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí (Dipe), imediatamente após a descoberta do túnel, uma vistoria foi realizada nas celas, o material que estava sendo usado na escavação foi apreendido e a estrutura danificada recuperada.
Imagem: DivulgaçãoCaixa receptora de esgoto no pátio do pavilhão C (Imagem:Divulgação)Caixa receptora de esgoto no pátio do pavilhão C 
Kleiton Holanda afirmou que“ os agentes não contam com materiais de proteção individual, mas cumpriram com sua missão e evitaram essa fuga mesmo colocando suas próprias vidas em risco. O Sinpoljuspi elogia todos os agentes penitenciários do Piauí que fazem enormes sacrifício mesmo sem estrutura, para manterem os presídios funcionando”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Kleiton Holanda(Imagem:Lucas Dias/GP1)Kleiton Holanda
Outra tentativa de fuga foi registrada na Penitenciária Vereda Grande, em Floriano nesta segunda-feira. Segundo a Secretaria de Justiça, o gerente da unidade, Delfran Rodrigues, informou que um túnel estava sendo cavado na cela 16 do pavilhão C.

“Todos os dias evitamos fugas. Graças às informações repassadas pelos agentes e policiais militares, que atuam conosco conjuntamente, temos conseguido evitar maiores problemas”, disse o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira.

No domingo (30) três detentos fugiram da Penitenciária Irmão Guido após cavarem um túnel. Só não aconteceu uma fuga em massa, por que um dos presos ficou “entalado” ao tentar passar pelo buraco.

Segundo o diretor da Dipe, Luís Pitombeira, o monitoramento nas unidades penitenciárias do Estado é feito todos os dias e destaca a cooperação entre os agentes de justiça e de segurança com a Sejus no combate transtornos no sistema prisional.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.