Fechar
GP1

Picos - Piauí

Agentes de Saúde protestam contra atraso de salários em Picos

Trabalhadores chegaram à sede da Prefeitura às 8 horas da manhã e dizem que só saem de lá com a garantia do pagamento do salário de outubro.

GP1 1 / 8 Agentes de Saúde acampam no pátio da Prefeitura de Picos Agentes de Saúde acampam no pátio da Prefeitura de Picos
GP1 2 / 8 Agentes de Saúde cobram pagamento de outubro Agentes de Saúde cobram pagamento de outubro
GP1 3 / 8 Agentes de Saúde cobram regularização dos salários Agentes de Saúde cobram regularização dos salários
GP1 4 / 8 Agentes garantem que só deixam o local com pagamento garantido Agentes garantem que só deixam o local com pagamento garantido
GP1 5 / 8 Agentes promovem protesto contra atraso no pagamento Agentes promovem protesto contra atraso no pagamento
GP1 6 / 8 Manifestantes protestam em frente a Prefeitura Manifestantes protestam em frente a Prefeitura
GP1 7 / 8 Manifestantes gritam palavras de ordem Manifestantes gritam palavras de ordem
GP1 8 / 8 Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde

Para protestar contra o atraso dos salários, dezenas de agentes comunitários de saúde acamparam no pátio da Prefeitura de Picos na manhã desta terça-feira, 21. Durante a manifestação, os trabalhadores cantaram, dançaram, gritaram palavras de ordem e afirmaram que só deixariam o local com a garantia do pagamento do mês de outubro.

“Estamos hoje aqui na Prefeitura de Picos para cobrar a regularização do nosso pagamento! Todos os meses o Ministério da Saúde manda o pagamento dos agentes, mas tem que haver a complementação por parte da administração, que sempre atrasa” – informou a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Eva Evangelista Leal Moura.

Segundo ela, nem sempre o município faz a complementação após a chegada do repasse federal. “Agora nesse mês o Ministério da Saúde fez o repasse no último dia 9 referente ao nosso pagamento de outubro. Porém, hoje já são 21 de novembro e até o momento não recebemos nosso salário” – denunciou a sindicalista.

Eva Evangelista ressaltou ainda que a situação é difícil, pois fica um jogo de empurra na administração municipal. Os agentes procuram a Secretaria de Saúde e esta informa que a folha de pagamento está na Prefeitura. Eles se deslocam para a Prefeitura e são informados que a folha já está na Secretaria de Saúde e, nesse vai e vem o pagamento não é efetuado, aumentando o sofrimento da categoria.

Em Picos existem 180 agentes comunitários de Saúde e, segundo Eva Evangelista, a maioria deles não tem outra renda e sobrevive apenas com o salário mensal como servidor público. Por isso, por causa dos atrasos, a situação de muitos deles é extremamente crítica.

Para Eva Evangelista, o problema é ocasionado por falta de organização, de planejamento, porque todo o órgão sabe a quantidade de funcionários que tem. Portanto, entende ela, o pagamento do servidor tem que ser prioridade.

Esta não é a primeira vez que os agentes comunitários de Saúde de Picos protestam contra o atraso no pagamento dos salários. Eles já se manifestaram em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde e, em mais de uma oportunidade acamparam no pátio do Palácio Coelho Rodrigues. No entanto, até o momento não tiveram as reivindicações atendidas pela administração.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.