Fechar
GP1

Piauí

Agentes penitenciários do Piauí podem deflagrar greve amanhã

A categoria cobra o cumprimento das promoções e gratificações, firmadas com o Governo do Estado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Presidente do Sinpoljuspi, Zé RobertoPresidente do Sinpoljuspi, Zé Roberto

Os agentes penitenciários do Piauí podem entrar em greve novamente a partir dessa terça-feira (29). A deflagração ou não do movimento vai ser decidida amanhã durante a Assembleia Geral do Sindicato, que será realizada às 10h, na sede do Sinpoljuspi. Entre as pautas principais estão as promoções e gratificações de agentes penitenciários, a contratação de novos servidores, aposentadoria especial, entre outras. 

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Zé Roberto, a categoria cobra o cumprimento de dois acordos judiciais firmados com o Governo do Estado, que deveriam ser cumpridos há quatro meses e até o momento não foram. “Estamos reivindicando o descumprimento de leis por parte do Governo, acordado em 18 de dezembro de 2015 com o Tribunal de Justiça, em relação as promoções de 275 agentes penitenciários e gratificações de 90 agentes que trabalham em cargo de chefia, com uma responsabilidade maior no comando do sistema prisional, que é precário”, afirmou. O valor da gratificação ficou acordado em 850 reais.

Zé Roberto complementou ainda que esses dois acordos deveriam ser cumpridos em junho deste ano, mas como ainda tramitava na Assembleia Legislativa (Alepi), a categoria resolver dar um prazo maior até que fossem aprovados e sancionados pelo governador, Wellington Dias. “Os acordos foram aprovados no dia 12 de julho na Alepi e sancionados em agosto pelo governador, e de lá para cá, nunca foram cumpridos, ou seja, o Governo está forçando a categoria a parar, posto que um acordo financeiro de apenas R$ 146 mil na folha de pagamento é valor irrisório aos cofres públicos, vistos os efeitos negativos que uma greve pode acarretar”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.