Fechar
GP1

Polícia

Agentes penitenciários fazem curso em Brasília

O curso iniciou na última segunda-feira (26) e tem duração de 15 dias.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), por intermédio da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), conduziu 23 agentes penitenciários e seis policiais militares que atuam em presídios do Estado para participação no curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, realizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), em Brasília.

De acordo com o diretor adjunto da DUAP, Leandro Oliveira, o objetivo é, dentro da política de capacitação dos servidores que vem sendo implementada pela Secretaria de Justiça, qualificar os agentes de segurança dos estabelecimentos penais do Piauí para atuarem na parte de gestão de crises, fortalecendo o Grupo de Intervenção Prisional do Estado.

  • Foto: Divulgação/SejusCurso do DPOE realizado em 2015 Curso do DPOE realizado em 2015

“Este é, reconhecidamente, o melhor curso de intervenção em recinto carcerário do país. A manutenção do sistema prisional passa, necessariamente, pelo aprimoramento constante do trabalho dos profissionais, para que eles possam assegurar a ordem nas unidades e dar suporte para o desenvolvimento das ações voltadas à reintegração social de detentos”, pontua Leandro Oliveira.

De acordo com a Sejus, desde 2015, mais de 300 servidores foram capacitados em cursos de aperfeiçoamento em serviços penais, seguindo padrões nacionais e internacionais na área penitenciária e da segurança pública. O órgão, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), também criou a primeira pós-graduação em Gestão Prisional, com 60 vagas para agentes penitenciários.

Na visão do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o aprimoramento contínuo dos servidores da Sejus possibilita avançar na garantia da política de humanização dos estabelecimentos penais, dos direitos humanos e no processo ressocialização. “Temos a Escola de Formação Penitenciária, que, nesse sentido, tem colaborado, significativamente, na capacitação de nossos servidores, com ótimos resultados”, frisa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.