Fechar
GP1

Piauí

Agentes penitenciários iniciam pós-graduação na próxima semana

Esta é a primeira especialização do Brasil exclusiva para agentes penitenciários, a segunda do país na área penitenciária.

Começam na próxima sexta-feira (14), as aulas do curso de especialização em Gestão Prisional, em nível de pós-graduação latu sensu, que será ministrado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), através da Escola de Formação Penitenciária.

O resultado da seleção dos candidatos que participarão da pós-graduação, cujo investimento é feito na sua totalidade pelo Governo do Estado, foi divulgado na última sexta (7), no site da Uespi, www.uespi.br. Esta é a primeira especialização do Brasil exclusiva para agentes penitenciários, a segunda do país na área penitenciária.

O diretor da Escola Penitenciária, Jacinto Teles, ressaltou a importância da especialização na formação dos servidores penitenciários. “É um projeto inédito no Brasil e um marco para o sistema prisional do Piauí. O Governo do Estado tem investido significativamente na formação do pessoal penitenciário, colaborando, dessa forma, para a melhoria do sistema prisional”, pontua.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, explicou que a capacitação dos servidores penitenciários é uma diretriz do governador Wellington Dias, de modo a reforçar a segurança prisional e, por sua vez, colaborar para garantir a segurança da população. As aulas da pós-graduação serão realizadas na Escola Penitenciária a cada 15 dias, às sextas e sábados.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Daniel OliveiraDaniel Oliveira

A turma da pós-graduação em Gestão Prisional será formada por 55 agentes penitenciários do Piauí mais cinco agentes vindos dos estados do Maranhão, Ceará e do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Cidadania (Depen). O curso tem carga horária de 405 horas/aula, com previsão para ser concluído no dia 11 de novembro de 2017.

Dentre as disciplinas da especialização estão Sistema de Segurança Pública e Prisional do Brasil, Execução Penal, Criminologia Aplicada ao Sistema Penitenciário, Direitos Humanos e Ressocialização, Prevenção e Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional, Políticas Públicas Aplicadas ao Sistema Prisional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.