Fechar
GP1

Piauí

Agricultores mostram resultados de investimentos da ONU no PI

O objetivo do programa é estimular a produção agrícola e reduzir a pobreza entre as populações que vivem em regiões secas.

A Junta Executiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) esteve no Piauí nesta semana para conhecer projetos associados ao Viva o Semiárido, financiados pela agência da ONU e executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado. O objetivo do programa é estimular a produção agrícola, além de reduzir a pobreza entre populações que vivem em regiões secas do território piauiense.

O governador Wellington Dias, recebeu a comitiva nesta segunda-feira (21), e disse que os efeitos do projeto já estão sendo visíveis no estado. “O intuito é garantir os meios para a produção na área da agricultura, apoiando o produtor, garantindo assistência técnica e aumento da renda dos produtores e cooperativas. Os efeitos já são visíveis. Vários municípios em seis territórios do semiárido apresentam bons resultados”, disse.

O suporte da agência da ONU ocorre em forma de financiamento, na concessão de créditos e no apoio para a modernização das atividades agrícolas e no Piauí, envolve a criação de caprinos, ovinos, projetos de piscicultura, irrigação e apicultura.

Na terça-feira (22), a Junta Executiva esteve na Associação de Pequenos Produtores Rurais de Angical, no município de Valença e na Cooperativa de Ipiranga. O grupo recebeu investimentos de mais de 205 mil reais, montante que fortaleceu a produção de 23 famílias. 

  • Foto: Manoela Cavadas/FIDAFIDA visitou cooperativas que recebem o apoio da ONU no PiauíFIDA visitou cooperativas que recebem o apoio da ONU no Piauí

A viagem terminou nesta quinta-feira (24). A Junta conheceu as regiões de Patos, Simplício Mendes e Picos, cidade onde se encontra a sede da cooperativa Casa Apis, produtora de mel apoiada pelo Viva o Semiárido. A missão do organismo internacional foi acompanhada por equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado.

O representante da Junta, Yaya O. Olarinan, da Nigéria, destacou a importância da parceria com o governo estadual. “São projetos que focalizam as pessoas, levando-as onde querem ir, através de recursos e oportunidades que proporcionem a realização dos seus objetivos”, frisou.

O nigeriano disse ainda que os próximos empreendimentos da agência da ONU serão voltados para a promoção da agricultura orgânica. “Após estudos de viabilidade descobrimos que um dos caminhos é a produção agrícola, mas aquela que não contém substâncias químicas venenosas, que respeitam a terra. O investimento via FIDA nessa área é apenas parte de planos maiores. Está sendo desenvolvido um programa estratégico nacional e o volume de dinheiro que acompanhará esse plano será decidido em breve. O que podemos garantir é que uma boa parte do recurso será destinado ao Piauí”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.