Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Águas de Teresina executa obra para melhorar abastecimento

A ação integra o plano emergencial da empresa com foco nas áreas críticas de abastecimento, especialmente no período de B-R-O Bró.

A Águas de Teresina está executando a etapa final de montagem do booster - unidade de bombeamento de água - que irá melhorar o abastecimento na zona Sudeste da capital. O investimento vai beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas. A ação integra o plano emergencial da empresa com foco nas áreas críticas de abastecimento, especialmente no período de B-R-O Bró.

Nessa última etapa, está sendo feita toda a instalação eletromecânica, incluindo a área onde ficará abrigada a caixa de comando, além da estrutura em concreto onde o booster estará protegido.

Na próxima terça-feira (26), será necessária uma pausa programada no abastecimento para todos os bairros que compõem a zona Sudeste. Nessa etapa, as equipes farão a ligação da unidade à rede principal que abastece a região do Grande Dirceu. Devido à complexidade do serviço, o fornecimento será interrompido das 6h às 18h e, por esta razão, a empresa orienta que a população faça o armazenamento antecipado da água para as atividades essenciais. Todo o empenho será feito de forma a finalizar o serviço no menor tempo possível.

  • Foto: Divulgação/AscomInstalação de equipamentoInstalação de equipamento

“Será uma pausa necessária para concluir essa importante obra que trará benefícios há anos aguardados pela população. Pedimos a compreensão de todos os moradores da região e orientamos a reserva antecipada de água. A ação é necessária para a melhoraria do abastecimento, cujos benefícios são permanentes. O booster é uma obra que estava prevista para ocorrer em até 180 dias e que, com muito compromisso e empenho, antecipamos para que esse B-R-O Bró seja melhor que no ano passado”, destaca José Ailton Rodrigues, diretor executivo da Águas de Teresina.

Após a conclusão da ligação da unidade, que ocorrerá na terça-feira (26), a previsão é de que a água retorne, de forma gradativa às residências, em até 48 horas. A Águas de Teresina contará com equipes de plantão para atender os consumidores e os casos emergenciais deverão ser comunicados por meio do 0800 223 2000 ou 115.

Inicialmente, a obra estava prevista para ocorrer em até 180 dias. A melhoria foi antecipada pela Águas de Teresina e, com a ação, serão 600 mil litros de água a mais, por hora. A unidade de bombeamento será ligada à rede principal que abastece o Grande Dirceu.

"Essa obra é uma das mais importantes do nosso cronograma de ações emergenciais para melhorar o abastecimento de água tratada em Teresina. Vamos melhorar significativamente a vida de muitas pessoas que vivem nessa região da cidade e que, historicamente, tinham dificuldade no acesso à água tratada", falou o diretor executivo.

Plano emergencial - A empresa havia mapeado 14 bairros para atuar de forma emergencial, cujo prazo para execução das melhorias é de até 180 dias, a contar da data de 7 de julho, quando a Águas de Teresina assumiu a responsabilidade pelos serviços de água e esgoto.

O plano de ação emergencial atualmente é composto por mais de 30 áreas, onde a empresa identificou descontinuidade no abastecimento. Agora, essas regiões também receberão atenção especial nesses próximos meses.

Em alguns bairros, como Residencial Eduardo Costa, Orgulho do Piauí, Angelim, Parque Piauí, Portal da Alegria, Gurupi, entre outros, a Águas de Teresina já realizou intervenções como reativação de poços, interligação e setorização de redes que melhoraram o abastecimento nessas localidades, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Bairros beneficiados

Os bairros que serão diretamente beneficiados com o booster do Dirceu são: Dirceu Arcoverde I e II; Renascença I, II e III; Parque Ideal; Novo Horizonte; Colorado; Gurupi; Alto da Ressurreição; Tancredo Neves; Itararé e Comprida.

Como funciona o booster?

A obra que está sendo executada na zona Sudeste irá ampliar o abastecimento na região por meio do booster – unidade de bombeamento – especialmente em áreas mais altas ou situadas distantes do ponto de distribuição da água. O equipamento permite o bombeamento da água de forma que ela consiga chegar de forma mais rápida a essas residências. O booster estará ligado ao sistema principal que abastece a região do Grande Dirceu.

Serviço

Instalação de booster no Dirceu

600 mil litros de água a mais, por hora

200 mil pessoas beneficiadas

Para viabilizar a ação, será necessário interromper o fornecimento de água na zona Sudeste. Confira as informações:

Interrupção do fornecimento

Dia: terça-feira (26)

Horário: 6h às 18h

Previsão de retorno: a água voltará, de forma gradativa, em até 48 horas

Bairros afetados: Beira Rio; Bom Princípio; Colorado; Comprida; Extrema; Flor do Campo; Gurupi; Itararé; Cristo Rei; Novo Horizonte; Parque Ideal; Parque Poti; Redonda; Renascença I, II e III; São Raimundo; São Sebastião; Tancredo Neves; Todos os Santos e Verde Cap.

Telefones

0800 223 2000 (ligação gratuita) ou 115

Lojas de atendimento

Buenos Aires: Rua Engenheiro Alves de Noronha, s/n. De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Centro: Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 2438. De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Itararé: Avenida Joaquim Nelson, s/n. De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Parque Piauí: BR 316, s/n. De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Santa Maria da Codipi: Rua Ministro Sérgio Mota, s/n. De segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Espaço da Cidadania, Shopping Rio Poty: Avenida Marechal Castelo Branco, 911. Das 7h30 às 18h.

Shopping da Cidade: Praça da Bandeira, s/n. Das 8h às 18h.

Fique informado.

Acesse as redes sociais da Águas de Teresina.

facebook.com/aguasdeteresina

instagram.com/aguasdeteresina

twitter.com/aguasdeteresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.