Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Águas de Teresina vai ampliar produção na ETA da zona norte

As melhorias incluem ações operacionais no sistema Jacinta Andrade, com reforma de reservatório e operação de unidade de bombeamento de água.

A Águas de Teresina está finalizando uma intervenção que vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas na região da Grande Santa Maria da Codipi: a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA Codipi), cuja produção passará de 430 mil litros de água por hora para 900 mil litros por hora. As melhorias incluem ações operacionais no sistema Jacinta Andrade, com reforma de reservatório e operação de unidade de bombeamento de água.

Ao assumir o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital, no dia 7 de julho, a concessionária iniciou a execução do plano emergencial para atender áreas críticas, a exemplo da Santa Maria da Codipi.

Entre as obras prioritárias, constava a conclusão da Estação de Tratamento de Água – ETA Codipi e readequação das instalações existentes. A Águas de Teresina fez toda a padronização para que a ETA pudesse operar com um ramal de energia exclusivo. Antes, a unidade atuava utilizando o mesmo sistema que atendia o bairro, limitando assim a sua produção e comprometendo o fornecimento elétrico da região.

  • Foto: DivulgaçãoEquipe da Águas de Teresina trabalha em melhoria de rede de abastecimentoEquipe da Águas de Teresina trabalha em melhoria de rede de abastecimento

Foram realizadas, na estação, melhorias operacionais, com a inclusão de dois novos processos já adotados pelas demais concessionárias do grupo pelo país e que garantem a qualidade da água que é distribuída à população. Esses processos são: a pré-desinfeção, adição de cloro assim que a água chega à estação, o que facilita a retirada de matéria orgânica e metais; além da pré-alcalinização, quando a água recebe cal ou soda, utilizadas para ajustar o pH aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

Foi adicionado também o uso de polímero no tratamento da água, substância que acelera o processo de decantação. Tais investimentos aumentaram a capacidade de produção, de 430 mil litros por hora, para 650 mil litros por hora. Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela empresa. Com essa melhoria, a estação a produção de água tratada chegará a 900 mil litros por hora.

Jacinta Andrade

Aliada a esta importante ação na ETA Codipi, a empresa irá colocar o reservatório do Residencial Jacinta Andrade para operar pela primeira vez na terça-feira. Foram feitos consertos de vazamentos e uma série de readequações estruturais na unidade, para que a capacidade de armazenamento, de 800 mil litros de água, funcione de forma efetiva.

Também entrou em operação pela primeira vez um booster – unidade de bombeamento de água -, o que só foi possível após a implantação da rede elétrica. A unidade está operando com capacidade de distribuir até 130 mil litros de água por hora, atendendo quatro mil unidades habitacionais.

“Estas são ações importantes para a região Norte de Teresina e que vão melhorar de forma significativa o abastecimento. A conclusão da Estação de Tratamento de Água da Codipi e as adequações nas unidades do Jacinta Andrade, são compromissos assumidos e antecipados por nós para levar qualidade de vida às pessoas que vivem nessa região da cidade, tornando esse B-R-O Bró significativamente melhor do que no ano passado”, destaca o diretor executivo da Águas de Teresina, José Ailton Rodrigues.

Para realizar essas melhorias, será preciso interromper o fornecimento das 6 às 18 horas na próxima terça-feira (24), nos bairros Jacinta Andrade, Parque Wall Ferraz, Parque Sthael, Santa rosa, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Brasil, Monte Verde, Monte Alegre, Chapadinha Norte, Residencial Francisca Trindade e Parque Firmino Filho.

Plano emergencial

A Águas de Teresina assumiu, no dia 7 de julho deste ano, a responsabilidade de operar os serviços de água, coleta e tratamento de esgoto da zona urbana de capital. Logo nos primeiros meses, antecipou ações e melhorou significativamente o abastecimento em bairros com histórico crítico, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

Entre as ações do plano emergencial elaborado para atender regiões com histórico crítico de falta d’água, cujo prazo é de até 180 dias, estão intervenções como interligações de rede, setorização, ativação e perfuração de poços, além da construção de novas unidades operacionais.

Obras importantes para a garantia do abastecimento foram realizadas em menos de três meses, a exemplo da estação de bombeamento instalada no Grande Dirceu, que passou a operar no dia 26 de setembro, aumentando em 600 mil litros por hora a disponibilidade de água para a região.

Hoje, os bairros atendidos pelo plano são: Uruguai, Meio Norte, Gurupi, São Lourenço, Torquato Neto, Eduardo Costa, Orgulho do Piauí, Morada Nova, Esplanada, Portal da Alegria, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Grande Dirceu Arcoverde, Itararé, Parque Ideal, Novo Horizonte, Colorado, Gurupi, Tancredo Neves, Comprida, Universitário, Redenção, Parque Piauí, Jóquei, Horto, Planalto Uruguai, Santa Izabel, Ininga, São Cristóvão, Satélite e Fátima.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.