Fechar
GP1

Política

Alexandre de Moraes toma posse nesta quarta como ministro do STF

Ex-ministro da Justiça assume a vaga de Teoria Zavascki, que morreu em janeiro.

O ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, tomará posse, aos 48 anos, nesta quarta-feira (22), no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu em janeiro, após acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro.

Moraes tomará posse no STF em meio a um momento de suspensa na polícia brasileira. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou 83 pedidos de abertura de inquérito ao STF para investigar políticos citados nas delações de ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

  • Foto: Marcos Arcoverde/EstadãoAlexandre de MoraesAlexandre de Moraes

Conhecida como a “nova lista de Janot”, a série de pedidos da PGR, foi encaminhada ao gabinete do relator da Lava Jato, Edson Fachin, na segunda-feira (20). De acordo com informações do G1, após receber o material, Fachin avaliará se autoriza as investigações. Caberá ao relator também analisar se derruba o sigilo dos documentos e das gravações relacionados às delações da Odebrecht.

Na solenidade de posse, serão reunidos no STF as principais autoridades do país, entre as quais, políticos investigados pela Lava Jato. Confirmaram presença na cerimônia, por exemplo, o presidente Michel Temer e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (Senado). A atual chefe da Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia será a anfitriã do evento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.