Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Alimentos torrados podem causar riscos à saúde

Batatas fritas, cereais e torradas podem conter uma substância que já foi associada ao aumento de risco de câncer.

Um relatório científico publicado no início do mês de novembro pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) chamou atenção para o consumo excessivo de alimentos ricos em amido e preparados em altas temperaturas, como batata assada ou torrada.
Imagem: DivulgaçãoAlimentos torrados podem causar riscos à saúde(Imagem:Divulgação)Alimentos torrados podem causar riscos à saúde

Os riscos acontecem porque, durante seu preparo, uma reação química leva à formação da substância acrilamida, que em outra pesquisa, já foi associada ao aumento de risco de câncer e danos ao sistema nervoso e reprodutivo.

A Agência de Normas Alimentares alarmou para os riscos e recomendou estratégias para evitar a formação da acrilamida durante o preparo dos alimentos.

Provavelmente carcinogênicos


Recentemente a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista de alimentos e produtos provavelmente carcinogênicos para humanos.

A substância acrilamida está presente na lista, que também enquadrou a carne vermelha como carcinogênica para humanos.

Os efeitos nocivos foram observados em testes com animais em laboratório e de acordo com a FSA, o efeito nos humanos depende da quantidade do produto ingerida.

Torradas, batatas assadas e cereais

A cor escurecida dos alimentos torrados, como torradas, pães, biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas, cereais, indica a presença de acrilamida. O café, que é torrado, também pode conter a substância.

A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido não recomenda que as pessoas parem de ingerir esse tipo de alimento ou qualquer outro específico, mas sugere medidas que limitam a formação de acrilamida durante o preparo dos alimentos.

As batatas fritas devem ser retiradas do óleo quando tiverem uma cor levemente dourada. As torradas também devem ser retiradas do forno ou calor quando ainda tiverem com uma cor clara. A FSA ainda frisa que as orientações dos fabricantes de como fritar ou aquecer alimentos devem ser seguidas com cuidado.

Outras pesquisas
Imagem: Stan Honda/AFPCafé diminui chances de doenças cardíacas, sauicídio, diabetes e mal de Parkinson(Imagem:Stan Honda/AFP)Café diminui chances de doenças cardíacas, sauicídio, diabetes e mal de Parkinson

Recentemente pesquisas afirmaram que pessoas que tomam entre três e cinco xícaras de café por dia têm menos chances de ter problemas cardiovasculares, diabetes, suicídio e mal de Parkinson.
Imagem: DivulgaçãoBacon, linguiça e salsicha podem causar câncer, diz OMS(Imagem:Divulgação)Bacon, linguiça e salsicha podem causar câncer, diz OMS

A OMS também listou a salsicha e outras carnes processadas como carcinogênicos para humanos.
Imagem: ReproduçãoTabaco(Imagem:Reprodução)Tabaco pode causar câncer

Fumaça de cigarro, exposição ao sol, fumaça de motores à diesel e outros elementos do dia a dia também foram condenados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.