Fechar
GP1

Piauí

Aluísio Sampaio pede união de esforços para combater queimadas

Em Teresina foi decretado estado de emergência pelo período de 90 dias devido aos incêndios em residências e queimadas nas vegetações.

Em pronunciamento nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal, o vereador Aluísio Sampaio (PP), cobrou a união de esforços do poder público para uma ação mais eficiente de combate às queimadas que têm sido registradas na capital, nas últimas semanas. Em Teresina foi decretado estado de emergência pelo período de 90 dias devido aos incêndios em residências e queimadas nas vegetações.

“Nós estamos enfrentando a pior seca dos últimos 30 anos. Pior do que essa só em 2002. A média de chuva está muito abaixo e tem comprometido a umidade do ar de Teresina. Somado a isso temos a questão do fogo que é, sem dúvidas, uma questão cultural, principalmente na zona rural. É sabido que o homem historicamente limpa seus terrenos com fogo. E no momento que temos essa baixa umidade, com a seca, causa essa tragédia na zona rural de Teresina”, afirmou Aluísio Sampaio.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Aluísio SampaioVereador Aluísio Sampaio

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) somente este ano mais de 250 focos de incêndios foram identificados em Teresina. “Então é preciso uma união de esforços, do poder público municipal, estadual e federal para agirmos. Um trabalho de conscientização é fundamental para agirmos rapidamente e fazer com que as pessoas não coloquem fogo no lixo, colocando em risco a saúde de uma cidade”, frisou o vereador Aluísio Sampaio, ressaltando ainda a necessidade de punir autores de incêndios criminosos.

Aluísio lembrou ainda a situação do Corpo de Bombeiros que funciona em todo o Estado de forma precária e não consegue atender toda a demanda. “Precisamos chamar atenção do Governo do Estado para aparelhamento do Corpo de Bombeiros, que trabalha para evitar e minimizar essas crises. Em uma situação dessas verificamos a falta de estrutura da corporação. Por isso, é fundamental que as autoridades federais, a bancada, se unam para direcionar investimentos para aparelhamento do corpo de bombeiros que precisa dá uma resposta rápida e eficaz aos casos das queimadas”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.