Fechar
GP1

Monsenhor Hipólito - Piauí

Aluna de Monsenhor Hipólito vai participar do Jovem Senador 2016

A escola conquistou o direito de representar o Piauí na fase nacional nos anos de 2009, 2010, 2012 e agora em 2016, sendo em 2012 a escola conquistou o 3º lugar nacional.

Neste ano de 2016, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, localizado na cidade de Monsenhor Hipólito, conquistou o primeiro lugar do Piauí no 9º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “Esporte: educação e inclusão” e vai representar o estado no Jovem Senador 2016.

Em entrevista ao GP1, a diretora da escola, professora Josefa Ilza informou que a escola sempre deu uma atenção especial para o concurso. “Nossa escola já ganhou quatro vezes em primeiro lugar do Piauí. Começamos a preparação dos alunos para este concurso desde o início do ano, com técnicas de redação. E quando temos o tema, trabalhamos em cima disso, através de debates, trazemos textos para servir de modelo, e para até mesmo servir de luz para os alunos”, disse a diretora.

O primeiro lugar do concurso foi da aluna Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira, que cursa o 2º ano do Ensino Médio e escreveu a redação “No esporte, somos todos iguais”, que foi feita com base na sua própria vida. “O esporte, muitas vezes, me ajudou a lidar com situações complicadas da minha vida. Eu fiz a redação pensando em como o esporte me ajudou e ajuda milhares de outras pessoas”, declarou Jennyfer.

  • Foto: DivulgaçãoJennyfer Emanuelly de Sousa FerreiraJennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira

“É muito gratificante saber que estou indo representar o meu estado em algo tão importante. Eu darei o melhor de mim, e espero trazer bons resultados. Pretendo mostrar toda a força e competência do povo piauiense. Mostrar que, não importa de onde você é, todos são capazes de se superar. Porque mesmo morando em uma cidade pequena no interior do Piauí, estou indo representar todo o nosso estado nacionalmente. É algo inimaginável. Sinceramente, ainda não estou acreditando”, disse a aluna Jennyfer.

Não é a primeira vez que a escola CETI tem destaque em concurso, é a quarta vez que um aluno do CETI José Alves Bezerra é campeão estadual na seletiva para o Jovem Senador. A escola conquistou o direito de representar o Piauí na fase nacional nos anos de 2009, 2010, 2012 e agora em 2016, sendo em 2012 a escola conquistou o 3º lugar nacional.

Na fase estadual, outros dois alunos se destacaram. Eduardo Rodrigues e Silva, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Doutor Fontes Ibiapina, conquistou o 2º lugar com a redação “A esperança no esporte”; e João Marcos Borges da Silva, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, ficou com a terceira posição, com o trabalho “Esporte, onde e por quê?”.

Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro. Os jovens senadores estarão em Brasília de 28/11 a 03/12 e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

PROGRAMA SENADO JOVEM BRASILEIRO

Os Jovens Senadores serão agrupados em três comissões temáticas nos trabalhos legislativos, cada uma responsável pela elaboração de uma proposição legislativa. Após a apreciação nas comissões temáticas, as proposições legislativas serão discutidas e votadas em sessão plenária do Senado Jovem.

A Consultoria Legislativa e a Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal, com o apoio da Secretaria de Relações Públicas, organizarão as atividades de elaboração, discussão e deliberação sobre as sugestões de projetos de lei que venham a ser formuladas no âmbito do Projeto Jovem Senador.

As propostas aprovadas pelos jovens senadores serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, como Sugestões Legislativas. As sugestões legislativas poderão ser acatadas pela CDH. Neste caso, serão distribuídas aos senadores da comissão para relatoria. Se aprovadas, tramitarão no Congresso Nacional.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.