Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Alunos da UFPI pedem a manutenção do curso de Educação do Campo

A maior preocupação dos estudantes é buscar alternativas para a manutenção do curso que foi fruto da luta dos movimentos sociais.

Reunidos em audiência pública, alunos de Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí, solicitaram à senadora Regina Sousa ajuda para a continuação do curso. São 800 estudantes nos Campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus que reivindicam a manutenção de direitos sociais já adquiridos, como transportes, alimentação e hospedagem.

A maior preocupação dos estudantes é buscar alternativas para a manutenção do curso que foi fruto da luta dos movimentos sociais. Segundo Sávio Santos, vice-presidente do Centro Acadêmico da Educação do Campo, o objetivo é dar continuidade ao curso, pois a atual política econômica reduziu o orçamento para os programas de educação do campo, como o PRONERA e PROCAMPO, o que vai dificultar o acesso da população campesina ao acesso à educação básica e superior.

  • Foto: Divulgação/AscomEncontro na UFPIEncontro na UFPI

O coordenador do Curso de Educação do Campo, Jean Carlos, disse que a preocupação é com os futuros alunos. “É preciso manter a continuidade do curso de Educação do Campo no campo. E por isso a necessidade de envolver governo e sociedade na luta para garantir a manutenção do curso".

A Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) foi implantada no Piauí em 2014 e é fruto da luta dos movimentos sociais do campo para inclusão de jovens agricultores ao ensino superior em universidades públicas.

Representantes da Universidade Federal do Piauí, Federação dos Trabalhadores na Agricultura e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra também participaram da audiência realizada no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI, em Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.