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Alunos de escolas públicas de Campo Maior participaram da 8ª Olimpíada de Português

A coordenadora municipal da Etapa da Olimpíada no município de Campo Maior é a professora Rosélia Brito. Das escolas que se inscreveram apenas 18 enviaram trabalhos.

Vinte e sete escolas públicas incluindo a rede municipal e estaduais de Campo Maior participaram da 8ª Olimpíada de Português realizada em todo o país, de janeiros a agosto deste ano, nos gêneros poesias, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião, com o apoio da Fundação Itaú, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e a 5ª Gerência Regional de Educação – 5ª GRE. A coordenadora municipal da Etapa da Olimpíada no município de Campo Maior é a professora Rosélia Brito. Das escolas que se inscreveram apenas 18 enviaram trabalhos.

Participaram alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º do ensino médio. “A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma avaliação da produção dos alunos, que acontece de dois em dois anos. Para isto participam de 15 oficinas de trabalhos feitos por eless com o objetivo de torná-los capazes e descobrirem seus talentos nestas áreas”, explicou a professora. O tema da Olimpíada é: “O lugar onde vivo”. No caso falaram de Campo Maior.
Imagem: DivulgaçãoAlunos de escolas públicas de Campo Maior participaram da 8ª Olímpiada de Português(Imagem:Divulgação)Alunos de escolas públicas de Campo Maior participaram da 8ª Olímpiada de Português
Para o aluno produzir o trabalho é preciso que desenvolva a leitura. É preciso que ele leia. A Olimpíada vem com o intuito de incentivar a leitura para que possam produzir e desenvolver o tema colocando para fora o que tem em talento. Eles são estimulados pelos professores. “Saíram muitos trabalhos bons em produção”, explicou a coordenadora, ressaltando a evolução da produção em qualidade a cada ano.

“Temos tido muitas dificuldades em escolher os trabalhos pela qualidade, não são palavras só minha mais da comissão que os corrigiu. A comissão foi formada por professoras que não estão em sala de aula, professores da língua portuguesa do município e do estado. Estes profissionais não estavam envolvidos diretamente com estes alunos. Também a comissão não teve acesso ao nome do aluno e nem a escola, apena um número de matrícula. Só ficamos sabendo quando a Ata fechou”, declarou Rosélia Brito.

Na categoria poemas oito escolas enviaram os trabalhos e a vencedora foi a Escola Municipal Maroquinha Bona (zona rural), só existia uma vaga nesta modalidade e o aluno selecionado foi Maria Natália do Socorro da Silva, na categoria memória literária 13 escolas que enviaram trabalhos. Existia duas vagas nesta categoria. Foram selecionados os trabalhos dos alunos da escola Hilson Bona, João Pedro dos Santos Sousa e a aluna da escola Valdivino Tito (rede estadual), Maria Eduarda da Silva.

Na Crônica a escola municipal Hilson Bona também foi selecionada com a aluna Isla Rania Kesley Barbosa da Silva e a escola municipal Mano Castelo Branco (zona rural) com o trabalho do aluno José Wilton Silva Aragão. “Na categoria artigo de opinião tivemos a participação de cinco escolas, todas são do estado, pela participação de alunos do ensino médio, e tivemos a Unidade Escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes com o trabalho do aluno Luís Felipe da Silva, sendo selecionado. Eles vão participar da Olimpíada estadual, da Regional e podem ser selecionados para a nacional, ganhando passagem a passeios nacional e internacional e outros prêmios”, destacou a professora Rosélia Brito.

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