Fechar
GP1

Piauí

Alunos do Ocupa UFPI desocupam reitoria nesta sexta-feira

Ao saírem da reitoria, amanhã (18), os alunos ficarão no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) até a votação da PEC 55 no Senado Federal.

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que participam do movimento Ocupa UFPI, estiveram reunidos com representantes da instituição, durante audiência realizada na Procuradoria-Geral, nesta quarta-feira (16). Os manifestantes estavam no local desde o dia 18 de outubro.

O objetivo da Justiça era firmar um acordo para que os quase 120 estudantes saíssem pacificamente do local, antes que o pedido de reintegração de posse fosse judicializado. A audiência nesta quarta-feira (16) foi mediada pela juíza Marina Rocha Cavalcante.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Manifestação na reitoria da UFPIManifestação na reitoria da UFPI

Nesta quinta-feira (17), em entrevista ao GP1, Lucas Viana afirmou que os alunos sairão da reitoria nesta sexta-feira (18). Ele falou que o movimento conseguiu o compromisso da UFPI em relação ao cumprimento de doze pautas locais, que eles protestavam.

“A gente conseguiu um compromisso 12 pautas locais, dentre elas, a criação de uma comissão de segurança, para debater a segurança dentro do campus; uma comissão de acompanhamento dos alunos cotistas; novas políticas de empréstimos de livros para alunos EAD [Educação A Distância]; além de melhorias nos R.U. [Restaurante Universitário], que agora vai ter suco, como também a implementação e efetivação de alimentação para vegetarianos”, disse Lucas Viana.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

Ao saírem da reitoria, amanhã (18), os alunos ficarão no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) até a votação da PEC 55 no Senado Federal, que prevê um teto nos gastos públicos, incluindo áreas como saúde e educação. A previsão é que o grupo de manifestantes da UFPI continuem com as programações já traçadas até o dia 13 de dezembro, que é a data prevista que os senadores federais manifestarão seus votos em relação a essa Proposta de Emenda Parlamentar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.