Piauí

Alunos do Ocupa UFPI desocupam reitoria nesta sexta-feira

Ao saírem da reitoria, amanhã (18), os alunos ficarão no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) até a votação da PEC 55 no Senado Federal.

PRISCILA CALDAS

- atualizado

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que participam do movimento Ocupa UFPI, estiveram reunidos com representantes da instituição, durante audiência realizada na Procuradoria-Geral, nesta quarta-feira (16). Os manifestantes estavam no local desde o dia 18 de outubro.

O objetivo da Justiça era firmar um acordo para que os quase 120 estudantes saíssem pacificamente do local, antes que o pedido de reintegração de posse fosse judicializado. A audiência nesta quarta-feira (16) foi mediada pela juíza Marina Rocha Cavalcante.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Manifestação na reitoria da UFPIManifestação na reitoria da UFPI

Nesta quinta-feira (17), em entrevista ao GP1, Lucas Viana afirmou que os alunos sairão da reitoria nesta sexta-feira (18). Ele falou que o movimento conseguiu o compromisso da UFPI em relação ao cumprimento de doze pautas locais, que eles protestavam.

“A gente conseguiu um compromisso 12 pautas locais, dentre elas, a criação de uma comissão de segurança, para debater a segurança dentro do campus; uma comissão de acompanhamento dos alunos cotistas; novas políticas de empréstimos de livros para alunos EAD [Educação A Distância]; além de melhorias nos R.U. [Restaurante Universitário], que agora vai ter suco, como também a implementação e efetivação de alimentação para vegetarianos”, disse Lucas Viana.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

Ao saírem da reitoria, amanhã (18), os alunos ficarão no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) até a votação da PEC 55 no Senado Federal, que prevê cortes de gastos públicos, incluindo áreas como saúde e educação. A previsão é que o grupo de manifestantes da UFPI continuem com as programações já traçadas até o dia 13 de dezembro, que é a data prevista que os senadores federais manifestarão seus votos em relação a essa Proposta de Emenda Parlamentar.


Link do texto:

Alunos do Ocupa UFPI desocupam reitoria nesta sexta-feira
http://www.gp1.com.br/noticias/alunos-do-ocupa-ufpi-desocupam-reitoria-nesta-sexta-feira-404516.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.