Piauí - Teresina

Amelinha se apresentará no projeto Seis e Meia em Teresina

Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (8), na bilheteria do teatro.

- atualizado

A cantora Amelinha é a próxima atração do projeto Seis e Meia, em Teresina. O show acontece na próxima terça-feira (12), no Theatro 4 de Setembro, e a abertura fica por conta do piauiense Benício Bem. Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (8), na bilheteria do teatro. No repertório do show, Amelinha vai interpretar composições assinadas por grandes nomes da música brasileira, Alceu Valença, Fagner e Zé Ramalho e Zeca Baleiro.

A cantora iniciou sua carreira na década de 1970 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo. Partiu de sua terra natal, no ano de 1970, para cursar Comunicação na cidade de São Paulo. Cantando inicialmente como amadora, Amelinha participou de shows do cantor e compositor cearense Fagner, de quem é amiga. A partir do ano de 1974, iniciou sua carreira profissional na música, se apresentando em programas televisivos.

  • Foto: Divulgação/AscomAmelinhaAmelinha

Dois anos depois, Amelinha lança o disco "Flor da Paisagem", sob produção de Fagner, e foi apontada como cantora revelação da MPB. Em 1979, ganha o disco de ouro com o lançamento do LP "Frevo Mulher". Mas, foi em 1980, que Amelinha foi consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com a canção "Foi Deus que fez você", composta por Luiz Ramalho, no festival MPB 80, da Rede Globo. A canção foi classificada em 2º lugar, e vendeu mais de um milhão de discos compactos, alcançando o 1º lugar nas paradas das rádios FM e AM.

Em 1980 ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo (MPB-80) com a música "Foi Deus que fez você". Consagrou-se em 1982 cantando o tema "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor". Nessa época já possuía diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho.

Em 2011, lançou seu mais recente trabalho, "Janelas do Brasil", com canções de Belchior, Zeca Baleiro, Ednardo, Fagner, Geraldo Espíndola, Alceu Valença e uma das mais recentes revelações da MPB, Marcelo Jeneci. Em 2012, Amelinha gravou seu primeiro DVD, também intitulado "Janelas do Brasil", contando com as participações dos cantores e compositores Fagner, Zeca Baleiro e Toquinho.

De lá pra cá, enquanto prepara um novo trabalho, Amelinha apresenta pelo Brasil um show de sucessos que inclui parte do repertório de "Janelas do Brasil" e músicas representativas dos seus 40 anos de carreira, acompanhada pelo duo de violões dos músicos Julio Brow e César Rebecchi. Entre as canções que fazem parte do repertório do show do projeto Seis e Meia estão: O Silêncio (Zeca Baleiro), Eternas Ondas (Zé Ramalho), Quando fugias de mim (Alceu Valença) e Mulher Nova (Zé Ramalho).

O Projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (Secult). Todos os meses uma atração nacional e uma atração local se apresentam no palco do Theatro 4 de Setembro. Os ingressos são vendidos a R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).

MAIS NA WEB