Fechar
GP1

Brasil

Andrade Gutierrez admite propina em obra da Copa

A empresa fez um acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e deve pagar multa de 1 bilhão de reais.

A multinacional brasileira Andrade Gutierrez admitiu aos investigadores ter desembolsado propina para vencer disputa pela construção e revitalização dos estádios para a Copa do Mundo e para participar de obras na usina de Belo Monte, no Rio Madeira.

Nos preparativos da Copa, a construtora tinha 20% do consórcio do Maracanã, 50% do Estádio Mané Garrincha, em Brasília e controle pleno das obras da Arena da Amazônia, em Manaus.
Imagem: Vagner Rosário/VejaOtávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez(Imagem:Vagner Rosário/Veja)Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez

O acordo de leniência (firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que atua em nome da União e a pessoa física ou jurídica que cometeu infração contra ordem econômica) prevê que a empresa pague 1 bilhão de reais em multa para compensar as fraudes, formação de cartel e o esquema de corrupção nos contratos dos estádios.

Esse é o maior valor conseguido com multa pelo Ministério Público, que atua nas investigações sobre o bilionário esquema de corrupção na Petrobras. As negociações contam com abrandamento de pena aos executivos da Andrade, presos desde o dia 19 de junho, por ordem do juiz Sérgio Moro.

Paralelo ao acordo, delações premiadas foram fechadas pela AG em troca de benefícios judiciais. Há a grande possibilidade que políticos que podem ter recebido propina em obras prioritárias para o governo, sejam apontados.

O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, aceitou em julho a denúncia contra o presidente afastado da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo e contra os executivos Antônio Pedro Campello de Souza, Armando Furlan Júnior, Elton Negrão, Flávio Gomes Machado Filho e Paulo Dalmazzo. Lobistas, operadores e ex-dirigentes da Petrobras também foram presos.

O Ministério Público afirma que o Grupo pagou propina em diversas obras do governo, entre elas a Refinaria Gabriel Passos (MG), Gasoduto Gasduc III (RJ), Refinaria Landulpho Alves (BA) e Refinaria de Paulínia (SP).

Os procuradores que atuam nas investigações conseguiram mapear 234 milhões de reais desviados pela Andrade Gutierrez entre os anos de 2007 e 2010. Segundo o MP, foram 106 atos de corrupção ativa, 61 de corrupção passiva e 62 lavagens de dinheiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.