Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Anvisa aprova novo medicamento para o tratamento da obesidade

O tratamento é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 ou para pessoas com sobrepeso (IMC maior ou igual a 27).

A Anvisa aprovou o registro de um novo medicamento contra a obesidade. O Belviq (cloridrato de lorcasserina hemihidratado), que deve ser usado para o tratamento associado a uma dieta de redução calórica e ao aumento de atividade física.

O medicamento é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 ou para pessoas com sobrepeso (IMC maior ou igual a 27), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 ou apneia do sono.

  • Foto: DivulgaçãoObesidadeObesidade

Segundo a diretora da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso), Maria Edna Melo, o mecanismo de ação do Belviq é diferente dos demais. “Ela ativa um receptor específico de serotonina que fica no hipotálamo, que é o centro principal de controle de balanço energético. E lá aumenta a produção de melanocortina, [hormônio] que traz uma redução da fome. É o único medicamento que vai agir exatamente nesse receptor”, explicou.

De acordo com informações da Folha, além do Brasil, o medicamento já foi aprovado nos Estados Unidos. A obesidade é uma das doenças crônicas com maior prevalência mundial e é considerada uma desordem com múltiplas causas. Ela também pode ser associada a diversas doenças e pode causar diabetes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.