Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Anvisa quer proibir uso de termômetro de mercúrio na saúde

Se a proposta for aprovada a resolução deve entrar em vigor em janeiro de 2019.

Nesta segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abriu uma consulta pública com o objetivo de discutir uma proposta onde são debatidos a proibição do uso de termômetro com mercúrio, equipamento para medir a febre e, do esfigmomanômetro de mercúrio, utilizado para mediar a pressão.
Imagem: UolAnvisa quer proibir uso de termômetro de mercúrio na saúde(Imagem:Uol)Anvisa quer proibir uso de termômetro de mercúrio na saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, o mercúrio é tóxico tanto para as pessoas como para o meio ambiente. Além disso, ele pode se ligar a outros elementos químicos e formar o metilmercúrio, que pode prejudicar os rins, fígado e sistema nervoso central, causando sintomas como perda de coordenação motora, dificultando a fala e audição, perturbações sensoriais e fraqueza muscular, podendo até levar à morte.

Segundo o G1, a Anvisa deseja proibir a fabricação, importação, venda e uso em serviços de saúde. Se a proposta for aprovada a resolução deve entrar em vigor em janeiro de 2019.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.