Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Anvisa suspende propaganda do suplemento da “pílula do câncer”

Apesar da proibição da propaganda, a Anvisa ressalta que os suplementos ainda podem ser importados pelos brasileiros.

Uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende as propagandas de duas marcas de suplementos alimentares feitos a partir da substância fosofoetanolamina, conhecida como “pílula do câncer”. Segundo a decisão da Anvisa, a publicidade dos produtos das marcas Quality Medical Line (do Laboratório Frederico Diaz) e New Life insinuam propriedades terapêuticas, o que é proibido pela legislação sanitária brasileira.

Os dois produtos não possuem registro de suplemento alimentar concedido pela Anvisa. Nos Estados Unidos, os suplementos têm autorização de produção, e portanto devem ser fabricados por laboratórios naquele país.

  • Foto: DivulgaçãoFosfoetanolamina será lançada como suplemento alimentarFosfoetanolamina será lançada como suplemento alimentar

Mesmo que não sejam produzidos no Brasil, segundo a Anvisa, os produtos ainda estão sujeitos às regras da agência, no que se refere às propagandas. Isso porque a publicidade dos produtos é voltada para o público brasileiro.

De acordo com o G1, a determinação publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União, falam especificamente as propagandas divulgadas nas páginas das marcas no Facebook. As medidas já estão em vigor.

"Propagandas nas redes sociais que: induzam o consumidor a crer que a fosfoetanolamina, como suplemento alimentar, combata o câncer - ou qualquer outra doença - e atribuam propriedades funcionais e/ou de saúde são irregulares", afirma a nota divulgada pela Anvisa.

Apesar da proibição da propaganda, a Anvisa ressalta que os suplementos ainda podem ser importados pelos brasileiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.