Piauí - Teresina

Aprovado projeto que proíbe o porte de arma na Alepi

O projeto foi apresentado após manifestantes tentarem invadir a sala de Themístocles Filho, que é presidente da Assembleia Legislativa

BÁRBARA RODRIGUES

- atualizado

O Projeto de Resolução do deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), que proíbe o uso de arma nas dependências da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foi aprovado por unanimidade em sessão plenária.

O projeto foi apresentado apósmanifestantes tentarem invadir a sala de Themístocles Filho, que é presidente da Assembleia Legislativa, em dezembro de 2016 durante ato contra proposta apresentada pelo governador Wellington Dias (PT) com o objetivo de limitar os gastos públicos em um prazo de 10 anos. Na ocasião, policiais participaram da manifestação e o fato deles estarem armados preocupou os parlamentares.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles FilhoThemistocles Filho

Como forma de evitar que situações como essas se repitam, o presidente Themístocles Filho apresentou Projeto de Resolução de nº 06, que altera o regimento interno da Alepi e proíbe o porte de arma. Apenas os membros da segurança, da Companhia de Guarda do Poder Legislativo, podem permanecer na Assembleia com arma de fogo.

Dessa forma os seguranças ficam responsáveis pela fiscalização e abordagem dos visitantes, com poderes para revistar e desarmar quem visitar a Assembleia.

MAIS NA WEB